Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Espaço

Teoria das Cordas diz que buraco de minhoca atravessável é possível

Com informações da New Scientist - 22/10/2019

Buraco de minhoca atravessável é possível, segundo Teoria das Cordas
A matemática dos buracos negros é praticamente a mesma do entrelaçamento quântico, indicando que podem ser diferentes manifestações da mesma realidade física.
[Imagem: Alan Stonebraker/American Physical Society]

Buracos abertos e buracos tapados

Os buracos de minhoca são essencialmente dois buracos negros conectados entre si.

Teoricamente, podem existir dois tipos deles. Um buraco de minhoca não atravessável é como uma sala com duas portas que só podem ser abertas pelo lado de fora - as portas são buracos negros através dos quais as coisas podem entrar, mas nunca conseguem sair.

"Esses não são muito interessantes, uma vez que qualquer astronauta que seja corajoso o suficiente para se aventurar não poderá voltar para contar a história," comenta o professor Diandian Wang, da Universidade da Califórnia, nos EUA.

Buracos de minhoca atravessáveis também são possíveis, mas até agora não sabíamos se eles poderiam existir por tempo suficiente para que algo os atravesse na prática. E parece que podem sim.

Buracos de minhoca atravessáveis

Para que um buraco de minhoca similar aos dos filmes de ficção se forme, o espaço-tempo precisa mudar de forma, passando de uma folha plana e homogênea para uma folha com furos. Na física clássica, isso não pode acontecer. Mas as regras da mecânica quântica parecem permitir que o espaço-tempo mude espontaneamente de forma, embora isso provavelmente ocorra apenas por períodos muito curtos.

Wang e seus colegas lidaram com a questão em um cenário envolvendo a teoria das cordas, na qual o ingrediente fundamental da realidade são pequenas cordas vibrantes. Se uma dessas cordas se quebrar, ela poderá criar um buraco de minhoca atravessável. "Ele contém energia e, quando se quebra, essa energia se torna dois buracos negros em cada extremidade da corda," explica Wang.

Outros físicos já haviam mostrado antes que existia essa possibilidade, mas parecia que a energia forçaria os dois buracos negros a se afastarem um do outro, quebrando o buraco de minhoca.

O que Wang descobriu é que a curvatura do espaço-tempo pode neutralizar essa aceleração, mantendo os buracos negros estáticos e permitindo que a garganta do buraco de minhoca permaneça aberta - por um tempo indefinido, podendo durar para sempre.

Buraco de minhoca atravessável é possível, segundo Teoria das Cordas
Há físicos que defendem que os buracos de minhoca podem já ter sido detectados.
[Imagem: CC0 Public Domain/Pixabay]

Limitações dos buracos de minhoca

Todo o cenário traçado pela equipe é extremamente improvável e se torna ainda mais improvável quanto mais longo o buraco de minhoca for e quanto maiores são os dois buracos negros que o formam. Isso significa que um buraco de minhoca grande o suficiente para uma pessoa atravessar é muito menos provável do que um através do qual pudéssemos apenas enviar um facho de luz. Graças à mecânica quântica, porém, a probabilidade de um desses eventos acontecer não é zero.

"Nosso trabalho anterior mostrou que os buracos de minhoca podem ser atravessados," comentou o professor Aron Wall, da Universidade de Cambridge, que não esteve envolvido neste novo trabalho. "Mas não descrevemos um processo para criar o buraco de minhoca. Os cálculos de Wang mostram como um deles pode ser criado do zero."

Ele ressalta, no entanto, que os buracos de minhoca de Wang não poderiam ser usados para viajar no tempo ou se mover mais rápido que a velocidade da luz. Se você viajasse por deles, diz o físico, ainda estaria confinado a se mover mais devagar do que a velocidade da luz.

Bibliografia:

Artigo: Creating a traversable wormhole
Autores: Gary T. Horowitz, Don Marolf, Jorge Eduardo Santos, Diandian Wang
Revista: Classical and Quantum Gravity
Vol.: 36, Number 20
DOI: 10.1088/1361-6382/ab436f
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Universo e Cosmologia
  • Corpos Celestes
  • Exploração Espacial
  • Telescópios

Mais tópicos