Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Espaço

Buraco negro mais próximo da Terra pode estar mais próximo do que se imaginava

Redação do Site Inovação Tecnológica - 12/09/2023

Buracos negros mais próximos da Terra podem estar mais próximos do que se acreditava
Aglomerado das Híades: Os aglomerados abertos são grupos de centenas de estrelas fracamente interligadas gravitacionalmente, que compartilham certas propriedades, como idade e composições químicas.
[Imagem: Jose Mtanous]

Buraco negro mais próximo

Físicos teóricos acreditam ter encontrado bons motivos para acreditar que existem vários buracos negros no aglomerado estelar aberto Híades, localizado na constelação de Touro, a "apenas" 150 anos-luz da Terra.

Isto colocaria qualquer um desses hipotéticos devoradores de mundos como o buraco negro mais próximo da Terra.

Em 2020 uma equipe liderada por astrônomos do Observatório Europeu do Sul (ESO) anunciou a descoberta do buraco negro mais próximo da Terra, situado a apenas 1.000 anos-luz de distância, no sistema HR 6819. Contudo, dois anos depois, outra equipe mostrou que era um erro, e que aquele "buraco negro mais perto de nós" na verdade não existe.

Agora, Stefano Torniamenti e colegas da Universidade de Pádua, na Itália, usaram simulações de computador para rastrear o movimento e a evolução de todas as estrelas nas Híades para tentar reproduzir suas posições atuais.

Os resultados da simulação foram então comparados com as posições e velocidades reais das estrelas nas Híades, que são conhecidas com precisão graças às observações feitas pelo telescópio espacial GAIA, da ESA (Agência Espacial Europeia).

Buracos negros mais próximos da Terra podem estar mais próximos do que se acreditava
Gaia BH1, o buraco negro mais próximo da Terra aceito hoje pela comunidade científica, está mais de 10 vezes mais longe de nós.
[Imagem: Gemini/NOIRLab/NSF/AURA/J. da Silva/Spaceengine/M. Zamani]

Até três buracos negros

As características observadas hoje nas Híades são melhor reproduzidas por simulações com a presença de dois ou três buracos negros, embora simulações onde todos os buracos negros foram ejetados (menos de 150 milhões de anos atrás, aproximadamente o último quarto da idade do aglomerado) ainda possam dar uma boa combinação, porque a evolução do aglomerado não conseguiu apagar os vestígios da sua população anterior de buracos negros.

"As nossas simulações só podem corresponder simultaneamente à massa e ao tamanho das Híades se alguns buracos negros estiverem presentes no centro do aglomerado hoje, ou até recentemente," disse Torniamenti.

A conclusão da equipe é que os buracos negros nascidos nas Híades ainda estão dentro do aglomerado, ou muito perto dele. Isto os tornaria os buracos negros mais próximos de nós, muito mais próximos do que aquele que hoje é considerado o buraco negro mais próximo da Terra, chamado Gaia BH1, localizado a 1.600 anos-luz de distância, na constelação Ofiúco, ou Serpentário.

Bibliografia:

Artigo: Stellar-mass black holes in the Hyades star cluster?
Autores: Stefano Torniamenti, M. Gieles, Z. Penoyre, T. Jerabkova, L. Wang, F. Anders
Revista: Monthly Notices of the Royal Astronomical Society
DOI: 10.1093/mnras/stad1925
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Corpos Celestes
  • Universo e Cosmologia
  • Telescópios
  • Exploração Espacial

Mais tópicos