Materiais Avançados

Câmeras de visão noturna já podem ser enganadas

Não dá mais para confiar nas câmeras de visão noturna
O revestimento esconde o calor do objeto, tornando-o indetectável pelas câmeras térmicas. [Imagem: Jing Lyu et al. - 10.1021/acsnano.8b08913]

Escondendo o calor

Já existia um manto da invisibilidade termal capaz de enganar as câmeras infravermelhas, mas parece que logo não vai dar mais para confiar totalmente nas chamadas "câmeras de visão noturna".

Jing Lyu e colegas do Instituto Suzhou de Nanotecnologia e Nanobiônica, na China, desenvolveram um filme de baixo custo e de fácil fabricação que torna os objetos completamente invisíveis às câmeras infravermelhas, fazendo-o mesclar-se com o ambiente em termos de temperatura.

Vários sistemas já foram desenvolvidos para tentar mascarar a diferença de temperatura entre um objeto e seus arredores, mas cada alternativa tem seus pontos fracos, como a dificuldade de fabricação, a necessidade de uma fonte de alimentação, o uso de materiais rígidos ou a adição de cobertores térmicos espessos e pesados.

Lyu usou fibras de Kevlar® para fabricar um aerogel em forma de filme fino.

Por si só, todo aerogel é um ótimo isolante térmico, mas a equipe aumentou a capacidade do seu material revestindo-o com polietilenoglicol (PEG) e uma camada protetora impermeável - o PEG armazena calor quando derrete e libera calor quando se solidifica.

O filme pode então ser aplicado como um revestimento sobre um objeto.

Não dá mais para confiar nas câmeras de visão noturna
A base do material é um aerogel. [Imagem: Jing Lyu et al. - 10.1021/acsnano.8b08913]

Invisibilidade térmica

Sob luz do sol simulada, o filme absorveu o calor da luz enquanto aumentava lentamente de temperatura, assim como o ambiente, tornando o objeto invisível a uma câmera térmica. Quando a luz foi desligada para simular a noite, o revestimento gradualmente liberou sua energia térmica armazenada, equilibrando-se com o ambiente. Sem o revestimento, o objeto é aquecido ou resfriado muito mais rápido que o ambiente, o que o torna visível às câmeras.

Os pesquisadores dizem que seu filme apresentou desempenho comparável a outros filmes de invisibilidade termal, mas é mais simples e mais barato de fabricar e mais simples e mais fácil de usar.

Bibliografia:

Nanofibrous Kevlar Aerogel Films and Their Phase-Change Composites for Highly Efficient Infrared Stealth
Jing Lyu, Zengwei Liu, Xiaohan Wu, Guangyong Li, Dan Fang, Xuetong Zhang
ACS Nano
Vol.: 13 (2), pp 2236-2245
DOI: 10.1021/acsnano.8b08913




Outras notícias sobre:

    Mais Temas