Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Espaço

Campo de força magnético protegerá astronautas contra radiação

Redação do Site Inovação Tecnológica - 10/02/2016

Campo de força magnético protegerá astronautas contra radiação
O campo de força magnético será gerado por fios supercondutores feitos de diboreto de magnésio.
[Imagem: SR2S/Giorgina Colleoni/Valerio Calvelli]

Escudo magnético

Enquanto a NASA se prepara para testar um escudo magnético para proteger as naves contra o calor na reentrada na atmosfera, a ESA (Agência Espacial Europeia) trabalha em um conceito similar para proteger os astronautas contra a radiação espacial.

Os esforços foram concentrados em um projeto chamado SR2S (Space Radiation Superconducting Shield - Escudo Supercondutor contra Radiação Espacial).

As primeiras informações sobre o projeto foram divulgadas no ano passado por físicos do LHC, que se juntaram ao projeto para compartilhar sua larga experiência no uso dos ímãs supercondutores que deverão gerar o escudo antirradiação espacial.

Agora a equipe europeia anunciou a conclusão do projeto básico, afirmando que "agora têm o conhecimento e as ferramentas necessárias para desenvolver escudos magnéticos para proteger os astronautas da exposição à radiação causada pelos raios cósmicos galácticos".

Erguer abóboras

A escolha do supercondutor recaiu mesmo sobre o diboreto de magnésio (MgB2) para gerar o campo de força antirradiação, conforme anunciado inicialmente pela equipe do LHC.

Os fios e cabos supercondutores serão dispostos de forma a gerar um campo que os engenheiros chamaram de "estrutura abóbora", devido ao formato das linhas de força do escudo.

"Esta é uma configuração de escudo ativo que é crucialmente leve e, portanto, adequada para as missões de longa duração no espaço profundo. A estrutura funciona reduzindo o material atravessado pelas partículas incidentes, evitando assim a geração de partículas secundárias e, por decorrência, gerando um escudo mais eficiente," diz o comunicado do projeto.

Esse "escudo abóbora" deverá gerar um campo magnético 3.000 vezes mais forte do que o campo magnético da Terra, suficiente para projetar um campo de força de 10 metros ao redor da nave, desviando os raios cósmicos incidentes e, desta forma, protegendo os astronautas em seu interior.

Campo de força magnético protegerá astronautas contra radiação
Visualização artística de uma nave para voos de longa duração com o escudo antirradiação implantada ao seu redor.
[Imagem: SR2S/Giorgina Colleoni/Valerio Calvelli]

Naturalmente frio

A grande restrição do projeto era o peso da estrutura geradora do campo de força, já que a adição de 1 kg à massa de uma espaçonave aumenta o custo da missão como um todo em U$15.000.

Contudo, no espaço os ímãs supercondutores estarão em seu ambiente natural, dispensando os caros e pesados equipamentos de refrigeração necessários para mantê-los a quase -200º C - no frio do espaço, as naves estarão naturalmente em temperaturas próximas a essa.

"Ainda poderão ser necessários muitos anos até que essa tecnologia esteja pronta para ser implantada de forma ativa nas missões espaciais tripuladas ao espaço profundo, mas mais testes da tecnologia SR2S continuarão a ser realizados no curto e médio prazos," concluiu a nota.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Exploração Espacial
  • Foguetes
  • Supercondutores
  • Universo e Cosmologia

Mais tópicos