Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Mecânica

Capacete <i>high-tech</i> pode evitar que esportistas fiquem tetraplégicos

Redação do Site Inovação Tecnológica - 22/07/2008

Capacete <i>high-tech</i> pode evitar que esportistas fiquem tetraplégicos

[Imagem: ProNeckTor]

A tecnologia já trouxe conforto para os capacetes dos ciclistas. Agora uma inovação traz também um ítem adicional de segurança, a exemplo do que aconteceu recentemente com os tradicionais capacetes de segurança.

Proteção para a coluna

Engenheiros da Universidade British Columbia, no Canadá, inventaram um novo capacete que evita que os praticantes de moutain biking, hóquei e vários outros esportes sofram lesões na coluna vertebral.

No caso de uma queda que leve a um impacto direto da cabeça contra o solo ou contra um obstáculo, o novo capacete reduz o impacto sobre o pescoço e a coluna em até 56 por cento, um ganho que pode representar a diferença entre o atleta levantar-se e sair andando ou ficar tetraplégico.

Capacete com casco duplo

O ganho foi obtido construindo-se um capacete que possui um casco interno móvel que guia a cabeça levemente no caso de um impacto, tirando a tensão que seria dirigida inteiramente à coluna cervical. Há uma redução entre 27 e 56% na força e entre 19 e 72% no torque, dependendo do ângulo de impacto.

"Os capacetes atuais não foram projetados para proteger o pescoço e a região cervical da espinha, que são justamente as mais frágeis," diz o engenheiro Peter Cripton. Segundo dados do Dr. Cripton, 10% dos casos de danos à espinha dorsal acontecem quando as pessoas estão utilizando capacetes.

O mecanismo só é acionado quando o impacto se dá acima de uma certa velocidade e sob um determinado ângulo, evitando que quedas menores acionem o direcionador sem necessidade.

Batizado de Pro-Neck-Tor, o equipamento já foi patenteado e agora está em vias de negociações com a indústria para que chegue ao mercado.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Prevenção e Segurança
  • Saúde e Reabilitação
  • Tecnologia Automotiva
  • Veículos

Mais tópicos