Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Eletrônica

Capacete de luz infravermelha reverte efeitos do Mal de Alzheimer

Redação do Site Inovação Tecnológica - 07/02/2008

Capacete de luz infravermelha reverte efeitos do Mal de Alzheimer

Uma equipe de médicos ingleses acredita ter descoberto a chave para reverter o relógio biológico dos portadores de doenças degenerativas, como o Mal de Alzheimer, cancelando os efeitos da perda de memória e da demência.

Aplicação de luz infravermelha

Os pesquisadores demonstraram que a exposição regular a baixos níveis de luz infravermelha pode melhorar o desempenho no aprendizado e dar um impulso na função cognitiva do cérebro.

Para aplicação dos raios infravermelhos no tratamento de problemas cognitivos, os médicos desenvolveram um capacete, que pode ser usado pelo paciente no próprio consultório, no tempo recomendado pelo médico.

Tratamento do herpes labial

Segundo a pesquisa, a luz infravermelha de baixa potência, com comprimento de onda de 1072 nanômetros, é completamente segura e ocorre naturalmente na luz do Sol. Essa radiação também já foi aprovada pelos órgãos de saúde e é atualmente utilizada para cura do herpes labial.

No tratamento do herpes labial, ao invés de tentar destruir o vírus, os raios infravermelhos são utilizados para reforçar as células do organismo, que então cuidam de destruir o HSV (herpes simplex virus).

Processo de envelhecimento

"(...) nós envelhecemos porque nossas células perdem a vontade de se regenerar e reparar a si mesmas. Mas que tal uma tecnologia que diga às células para elas se repararem e que essa tecnologia seja algo tão simples quanto um comprimento de onda específico da luz?" diz o Dr. Gordon Dougal, um dos construtores do capacete de luz.

"A luz infravermelha penetra os tecidos humanos relativamente bem, penetrando até mesmo no crânio, da mesma forma que a luz do Sol passa através de um vidro embaçado," diz ele.

Melhora nas funções cognitivas

As pesquisas iniciais mostraram que uma exposição de 10 minutos diários é suficiente para que o paciente apresente melhora nas funções cognitivas dentro de quatro semanas. É a queda dessas funções cognitivas que está na base da perda de memória e do início do processo de demência que acomete os portadores do Mal de Alzheimer.

Ao longo deste ano deverão ser iniciados os testes clínicos para avaliação do capacete infravermelho em larga escala, o que é necessário para que ele possa vir a ser liberado para uso geral.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Saúde e Reabilitação
  • Saúde e Reabilitação
  • Prevenção e Segurança
  • Fotônica

Mais tópicos