Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Mecânica

Carro elétrico brasileiro usará bateria de sódio

Com informações da FINEP - 22/02/2013

Carro elétrico brasileiro usará bateria de sódio
O desenvolvimento da bateria é 100% brasileiro, enquanto o do carro elétrico é uma parceria entre empresas nacionais e estrangeiras.
[Imagem: Itaipu Binacional]

Projeto temperado

O primeiro carro elétrico inteiramente desenvolvido no Brasil terá um diferencial em relação aos estrangeiros: uma bateria de sódio.

A bateria é totalmente reciclável e composta de matérias abundantes na natureza.

O projeto está sendo concebido pela Itaipu Binacional, com financiamento da Finep - Agência Brasileira da Inovação, vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

O desenvolvimento da bateria é 100% brasileiro, enquanto o do carro elétrico é uma parceria entre empresas nacionais e estrangeiras, capitaneada pela Itaipu.

Bateria de sódio

A bateria de sódio pesa apenas um terço da bateria de chumbo tradicional.

Segundo os engenheiros, ela é mais adequada ao clima dos trópicos e pode também ser usada em sistemas de armazenamento de energia geradas por fontes renováveis, como energia solar e energia eólica.

"Optamos por uma matéria-prima que estivesse presente em abundância em todos os lugares. A fonte do sódio nada mais é do que sal de cozinha. As baterias de lítio ou chumbo são muito agressivas à natureza. o veículo elétrico em si não polui o planeta, mas precisamos olhar todo o ciclo," disse o engenheiro Celso Novais, coordenador do projeto.

A japonesa Toyota, por sua vez, anunciou recentemente que preferiu usar o magnésio em vez do sódio, para obter mais carga.

De acordo com Novais, a primeira fase do projeto deve ser finalizada até meados de 2014.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Veículos Híbridos e Elétricos
  • Baterias
  • Motores
  • Veículos

Mais tópicos