Redação do Site Inovação Tecnológica - 13/09/2023
0 a 100 km/h em menos de um segundo
Uma equipe de estudantes do Instituto Federal Suíço de Tecnologia (ETH) e da Universidade de Lucerna quebrou o recorde mundial de aceleração com seu carro de corrida elétrico.
O pequeno veículo experimental, batizado de Mythen, acelerou de zero a 100 km/h em 0,956 segundo, atingindo a velocidade depois de percorrer uma distância de apenas 12,3 metros.
Isto supera o recorde mundial anterior, de 1,461 segundo, estabelecido em setembro de 2022 por uma equipe da Universidade de Stuttgart, em mais de um terço. O novo recorde já foi homologado pelo Guinness.
Todos os componentes do Mythen, desde as placas de circuito impresso até o chassi e a bateria, foram desenvolvidos e otimizados pelos próprios estudantes. Graças ao uso de fibra de carbono e estruturas de alumínio em formato de favo de mel, o carro de corrida pesa apenas cerca de 140 quilogramas.
Motores elétricos de cubo, instalados nas quatro rodas, também desenvolvidos pelos alunos, dão ao veículo sua impressionante potência de 240 quilowatts, ou cerca de 326 cv.
"Mas a potência não é a única coisa que importa quando se trata de estabelecer um recorde de aceleração - transferir efetivamente essa potência para o solo também é fundamental," disse Dario Messerli, membro da AMZ (Clube Acadêmico de Automobilismo de Zurique).
Os carros convencionais de Fórmula 1 resolvem isso através da aerodinâmica: Uma asa traseira ou dianteira empurra o carro para o chão. No entanto, esse efeito só entra em ação quando o carro atinge uma determinada velocidade. Para garantir uma tração forte desde o início, a equipe desenvolveu uma espécie de aspirador, que mantém o veículo no chão por sucção.
Recordes anteriores
A equipe AMZ já havia estabelecido o recorde mundial de aceleração para carros elétricos duas vezes, em 2014 e novamente em 2016. Nos anos seguintes, o recorde foi quebrado por uma equipe da Universidade de Stuttgart, na Alemanha. Agora o recorde mundial está de volta à Suíça.
A AMZ foi fundada por estudantes da ETH Zurique em 2006. Depois de desenvolver inicialmente três veículos movidos por motores de combustão interna, desde 2010 a AMZ vem construindo carros de corrida movidos exclusivamente a eletricidade.