Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Carta aberta pede banimento dos robôs matadores

Com informações da BBC - 28/07/2015

Carta aberta pede banimento dos robôs matadores
As Leis da Robótica, conforme propostas por Isaac Asimov - elas não estão em vigor e não fazem parte de nenhum tratado internacional.
[Imagem: SIT]

Mais de mil especialistas, cientistas e pesquisadores escreveram uma carta alertando sobre o perigo das armas autônomas, munidas de inteligência artificial - os chamados "robôs matadores".

Entre os signatários da carta estão o cientista Stephen Hawking, o cofundador da Apple Steve Wozniak, o professor do MIT Noam Chomsky, o chefe de inteligência artifical do Google Demis Hassabis e o filósofo e cientista cognitivo Daniel Dennett.

O documento foi publicado pelo Instituto Pelo Futuro da Vida (FLI - Future of Life Institute) e será apresentado na Conferência Internacional Conjunta de Inteligência Artificial em Buenos Aires nesta semana.

Robôs assassinos

Os "robôs matadores" têm sido alvo de debate e foram tema de comitês na Organização das Nações Unidas, que considera proibir certos tipos de armas autônomas.

Agora, especialistas pedem a suspensão específica do uso da inteligência artificial para manusear armas que possam sair de "controle humano significativo."

"Assim como a maioria dos químicos e biólogos não tem interesse em construir armas químicas ou biológicas, a maioria dos pesquisadores de inteligência artificial não tem interesse em construir armas com inteligência artificial - e não querem que outros interfiram em seu campo ao fazê-lo," diz a carta.

Fim da humanidade?

Em dezembro passado, em entrevista à BBC, Hawking disse temer que o uso da inteligência artificial pudesse significar o fim da humanidade. "Seres humanos, que são limitados por uma lenta evolução biológica, não poderiam competir [com inteligência artificial] e seriam substituídos," disse ele.

"Você vê o quanto a informática fez para nossa sociedade, para a economia social, em atividades como cuidados de saúde - tem sido incrível. A inteligência artificial vai mudar muitas coisas", disse Eric Horvitz, chefe de pesquisa da Microsoft, também signatário da Carta.

"Com isso, há muita esperança, muitos possíveis benefícios e também algumas preocupações," acrescentou, em referência aos robôs assassinos.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Robôs
  • Inteligência Artificial
  • Micro e Nano Robôs
  • Músculos Artificiais

Mais tópicos