Energia

Célula solar orgânica carrega bateria sozinha

Redação do Site Inovação Tecnológica - 29/10/2012

Célula solar orgânica promete recarregar bateria sem Sol
Os protótipos da célula solar orgânica de alta tensão produziram até 7 volts em circuito aberto.
[Imagem: University of Warwick]

Célula solar de terceira geração

Células solares são pequenas e produzem pouca corrente, sob baixa tensão, por isso elas são interligadas para formar painéis solares.

Pelo menos era assim, até que uma equipe da Universidade de Warwick, no Reino Unido, criasse o que eles estão chamando de uma "célula solar orgânica de terceira geração".

A nova célula solar gera uma tensão elevada o suficiente para recarregar diretamente uma bateria de íons de lítio, sem a necessidade de interligar múltiplas delas em um painel.

Os protótipos produziram até 7 volts em circuito aberto, mais do que suficiente para sustentar os 4,2 volts necessários para recarregar uma bateria de íons de lítio.

Célula de claridade

As células solares orgânicas, ao contrário das células solares de silício, são mais baratas de fabricar, podendo ser produzidas em larga escala por um processo de impressão.

"Um recarregador solar pequeno e leve, não maior do que um cartão de crédito, poderá ser incorporado à bateria de um leitor de livros eletrônico, por exemplo, e manter a bateria no máximo enquanto você lê - mesmo se você estiver dentro de casa," afirmou o professor Tim Jones, coordenador da pesquisa.

Segundo ele, devido ao alto rendimento, a célula solar orgânica poderá gerar uma tensão suficiente para recarregar a bateria mesmo quando não estiver diretamente exposta ao Sol, bastando ambientes com iluminação normal ou artificial, como o interior de uma residência ou escritório.

"O próximo passo é levar esta tecnologia para fora do laboratório, para tornar os carregadores com células solares orgânicas disponíveis em escala comercial, o que será feito por meio da Molecular Solar," disse o pesquisador, referindo-se à empresa criada para comercializar a tecnologia.

Artigo: Ultra-high voltage multijunction organic solar cells for low-power electronic applications