Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Robótica

ChatGPT projeta robô colhedor de tomates que funciona de verdade

Redação do Site Inovação Tecnológica - 14/06/2023

Chatgpt projeta robô colhedor de tomates
Em vez de uma garra, o robô tem uma espécie de copo acolchoado, para não amassar os tomates.
[Imagem: CREATE Lab/EPFL]

Projetar um robô útil

Engenheiros holandeses e suíços decidiram verificar se, além de escrever poemas, livros, passar em provas ou mesmo fazer revisões falsas de produtos, a plataforma de inteligência artificial ChatGPT poderia ajudá-los em sua própria tarefa: Projetar robôs.

"Queríamos que o ChatGPT projetasse não apenas um robô, mas um que fosse realmente útil," contou Cosimo Della Santina, da Universidade Tecnológica de Delft, nos Países Baixos.

A equipe selecionou como útil um agrorrobô, um robô que pudesse ajudar no cultivo de alimentos. Conversando com o ChatGPT, eles então tiveram selecionaram o projeto de um robô capaz de colher tomates.

A partir daí, foi a típica conversa entre o interessado e a plataforma de respostas, com o cuidado de seguir sempre as decisões de projeto sugeridas pelo programa, para que se pudesse avaliar melhor como a ferramenta de inteligência artificial pode ajudar a projetar robôs melhores e mais úteis.

Chatgpt projeta robô colhedor de tomates
Descrição do processo de interação entre os roboticistas e a IA.
[Imagem: Francesco Stella et al. - 10.1038/s42256-023-00669-7]

Sugestões úteis

O ChatGPT ajudou a especificar o projeto e trouxe melhorias ao robô, sobretudo ampliando as questões envolvidas no projeto para outras áreas de atuação.

"Por exemplo, o programa de bate-papo nos ensinou qual colheita seria economicamente mais valiosa para automatizar," contou Francesco Stella, da Escola Politécnica Federal de Lausanne (EPFL), na Suíça.

A ferramenta de IA também apresentou sugestões úteis durante a fase de implementação: "Faça a pinça de silicone ou borracha para evitar esmagar os tomates" e "um motor Dynamixel é a melhor maneira de acionar o robô."

O resultado dessa parceria entre humanos e IA é um braço robótico que de fato consegue colher tomates em um ambiente de estufa.

Chatgpt projeta robô colhedor de tomates
O atuador foi montado em uma plataforma robótica adequada para uso agrícola.
[Imagem: Francesco Stella et al. - 10.1038/s42256-023-00669-7]

Engenheiros viraram técnicos

Embora tenha-se falado sobre o cenário mais extremo, no qual a IA forneceria todas as informações para o projeto do robô, e os humanos a seguiriam cegamente, o que se viu nesta pesquisa foi uma abordagem híbrida, ainda que desqualificasse de certa forma o trabalho dos humanos.

O ChatGPT de fato atuou como pesquisador e como engenheiro, enquanto os pesquisadores de carne e osso trabalharam como gerentes do projeto, reservando-se o direito de especificar os objetivos de cada aspecto do projeto.

Segundo a equipe, esse processo de design colaborativo foi positivo e enriquecedor. "No entanto, descobrimos que nosso papel como engenheiros mudou para a execução de tarefas mais técnicas," disse Stella.

Chatgpt projeta robô colhedor de tomates
Os pontos vermelhos mostram as contribuições do ChatGPT ao projeto.
[Imagem: Francesco Stella et al. - 10.1038/s42256-023-00669-7]

IA que projeta seu próprio corpo

A equipe continuará a usar e melhorar o robô coletor de tomates em suas pesquisas sobre robótica, e também planeja continuar suas interações com o ChatGPT e outros Grandes Modelos de Linguagem (LLM), dos quais ChatGPT é um exemplo, visando projetar novos robôs.

Especificamente, eles estão se voltando agora para a autonomia dos programas de IA para projetar seus próprios corpos: Será que uma ferramenta de IA pode decidir que precisa de um corpo robótico e projetar o que melhor sirva aos seus objetivos?

"Em última análise, uma questão em aberto para o futuro do nosso campo é como as LLMs poderão ser usadas para ajudar os desenvolvedores de robôs sem limitar a criatividade e a inovação necessárias para que a robótica enfrente os desafios do século XXI," propôs Stella.

Bibliografia:

Artigo: How can LLMs transform the robotic design process?
Autores: Francesco Stella, Cosimo Della Santina, Josie Hughes
Revista: Nature Machine Intelligence
DOI: 10.1038/s42256-023-00669-7
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Robôs
  • Inteligência Artificial
  • Robôs Assistentes
  • Robôs Industriais

Mais tópicos