Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

China lança nave para testar acoplagem automática

Redação do Site Inovação Tecnológica - 01/11/2011


Estação espacial

A China lançou o veículo espacial não tripulado Shenzhou 8 nesta terça-feira, dando mais um passo em seu projeto para se transformar em uma potência espacial.

O Shenzhou 8 decolou na hora marcada, levado pelo foguete Longa Marcha 2F. O Shenzhou irá se acoplar ao módulo espacial Tiangong 1.

A operação deve ocorrer dentro de dois dias. O módulo, que também não é tripulado, foi lançado em setembro e, se tudo der certo, esta pode ser a primeira vez que a China consegue acoplar dois veículos espaciais.

O sucesso nesta operação é necessário para a China seguir com os planos de construir uma estação espacial dentro de dez anos.

Missões tripuladas

Caso o Shenzou 8 consiga se acoplar com o módulo com sucesso, mais duas missões devem ser realizadas em 2012 e pelo menos uma delas levará astronautas a bordo.

O governo da China está determinado a atingir o nível em exploração espacial já alcançado pela Rússia e Estados Unidos anos atrás.

As autoridades chinesas compareceram em peso ao lançamento do módulo, em setembro, em um sinal da importância deste projeto.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Exploração Espacial
  • Estação Espacial Internacional
  • Foguetes
  • Sondas Espaciais

Mais tópicos