Plantão

China e Rússia assinam acordo para construir Estação Internacional de Pesquisas na Lua

Redação do Site Inovação Tecnológica - 10/03/2021

A China já está testando o protótipo de uma base lunar há vários anos.
[Imagem: CNSA]

Estação de Pesquisa Lunar Internacional

Os presidentes das agências espaciais da China (CNSA - Administração Espacial Nacional da China) e da Rússia (Roscosmos - Corporação Espacial Estatal), assinaram um memorando de entendimento entre os dois governos para a "cooperação para a construção da Estação de Pesquisa Lunar Internacional (ILRS: International Lunar Research Station)".

A CNSA e a Roscosmos firmaram um acordo de "co-consulta, construção conjunta e benefícios compartilhados" para o intercâmbio de pesquisas científicas e exploração e uso do espaço para fins pacíficos, segundo comunicado conjunto das duas agências.

Os dois governos anunciaram também que o projeto está aberto a todos os países interessados e parceiros da indústria do mundo todo.

A ILRS será uma base de experimentos científicos em geral, assim como a Estação Espacial Internacional, com capacidade de operação autônoma de longo prazo, ou seja, com seres humanos vivendo na Lua por longos períodos.

Ainda não há detalhes sobre a estação lunar, que poderá ser construída na superfície da Lua, ser uma estação orbital, como a ISS na Terra, ou poderá englobar as duas coisas.

Um módulo orbital seria imperativo, dada a necessidade de manter um meio de trazer os astronautas de volta para casa de forma rápida e segura.

O que as agências anunciaram é que a estação, esteja na órbita ou na superfície da Lua, "realizará atividades de pesquisa científica multidisciplinar e multi-objetivo, como a exploração e utilização lunar, observatórios baseados na Lua, experimentos científicos básicos e verificação técnica".