Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Espaço

Chip para telescópios vai fotografar planetas alienígenas

Redação do Site Inovação Tecnológica - 14/12/2016

Chip para telescópios mostra claramente planetas alienígenas
Detalhe do chip, que será testado no Observatório Nacional Australiano.
[Imagem: Stuart Hay/ANU]

Chip óptico

Um novo chip óptico desenvolvido especialmente para ser usado em telescópios vai permitir aos astrônomos obterem uma visão clara de exoplanetas que possam abrigar vida, aqueles na chamada zona habitável de suas estrelas.

Observar diretamente os exoplanetas é essencial para estudar suas atmosferas, em busca de sinais biológicos. Mas é muito difícil enxergar qualquer coisa que não emita luz e que esteja ao lado de uma estrela porque a luz da estrela ofusca tudo.

O que o novo chip faz é remover a luz da estrela hospedeira, permitindo obter uma imagem clara dos planetas ao seu redor.

Ele funciona de forma semelhante aos fones de ouvido dotados de cancelamento de ruído, só que trabalha com luz, em vez de som.

Interferômetro

O chip é essencialmente um interferômetro que detecta a luz da estrela e gera ondas de luz opostas, de forma a cancelar a luz da estrela quando o sistema é observado pelo telescópio.

A seguir, ele detecta a assinatura infravermelha para permitir a observação dos exoplanetas.

"O chip usa o calor emitido pelo planeta para ver através das nuvens de poeira e ver planetas se formando. Em última análise, a mesma tecnologia nos permitirá detectar o ozônio em planetas alienígenas que poderiam suportar vida," explicou Kenchington Goldsmith, que construiu o chip em parceria com colegas das universidades de Sidney e Nacional Australiana.

Os primeiros testes com o novo chip óptico deverão ser feitos no Observatório Nacional Australiano.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Telescópios
  • Sensores
  • Fotônica
  • Corpos Celestes

Mais tópicos