Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Meio ambiente

Cidades precisam dispensar carros para sobreviver

Redação do Site Inovação Tecnológica - 28/06/2021

Cidades precisam dispensar carros para sobreviver
Tempo médio de deslocamento (eixo vertical) como função do número de motoristas (eixo horizontal).
[Imagem: Rafael Prieto Curiel et al. - 10.1098/rsos.201808]

Explosão automobilística

Para uma equipe de urbanistas e ambientalistas, não há outra saída: As cidades devem se livrar dos carros para serem habitáveis no futuro.

E eles citam um dado que parece indicar ser esse mesmo o caminho: Globalmente, o número de carros produzidos está aumentando mais rapidamente do que a população.

Apenas para citar o dado mais recente, foram 80 milhões de carros produzidos em 2019, enquanto a população aumentou em 78 milhões.

Para Rafael Curiel e colegas da Universidade College de Londres, isso exige não apenas uma mudança no comportamento coletivo, como também um planejamento urbano que leve o foco para a redução da dependência de carros, promovendo menos viagens e viagens mais curtas, encorajando caminhadas e ciclismo como principais meios de transporte local.

O transporte público deve ser incentivado para viagens mais longas, argumentam os pesquisadores, e os carros só devem ser usados em emergências ou ocasiões especiais.

Cidade travada

Os pesquisadores criaram um modelo matemático de uso de automóveis em uma cidade, onde os residentes usavam o carro diariamente ou usavam o transporte público, sendo que o principal fator de decisão - usar ou não o carro - foi o tempo que as viagens demoravam.

O modelo permitiu testar cenários extremos, incluindo o de uma cidade com 50 milhões de habitantes e 50 milhões de carros, onde todos os moradores usam o carro diariamente para tentar minimizar o tempo de deslocamento. Além das exigências insuportáveis em termos de custos de infraestrutura - como avenidas, pontes e estacionamentos - a cidade literalmente trava com congestionamentos.

Em geral, presume-se que melhorar a infraestrutura de transporte público melhoraria os custos básicos (tempo), pois mais pessoas optariam por ele em vez de dirigir o próprio carro. Contudo, o modelo mostrou que, mesmo sem melhorar a infraestrutura, os custos básicos podem ser reduzidos reduzindo-se o número de pessoas que podem dirigir de cada vez.

Por exemplo, se um grupo de pessoas tem permissão para dirigir uma semana e deve usar outros meios de transporte na próxima, o tempo médio de deslocamento poderia ser reduzido em até 25%.

Cidades precisam dispensar carros para sobreviver
Modelo de custos sociais (eixo vertical) como função do número de motoristas (eixo horizontal) considerando uma população de um milhão de habitantes.
[Imagem: Rafael Prieto Curiel et al. - 10.1098/rsos.201808]

Custos do uso do carro

Segundo a equipe, a redução do uso dos carros nas cidades depende principalmente de oferecer aos cidadãos mais opções de viagens, além de estabelecimentos comerciais e de serviços locais.

Garantir que os residentes compreendam os custos do uso do automóvel também pode ajudar a fazer escolhas informadas, enquanto intervenções - como cobrança por congestionamento, pedágios e controles de viagem e estacionamento podem ajudar ainda mais a desencorajar o uso do carro.

"Atualmente, grande parte dos terrenos das cidades é dedicada aos automóveis. Se o nosso objetivo é ter cidades mais habitáveis e sustentáveis, devemos tomar parte desse terreno e destiná-lo a meios de transporte alternativos: a pé, de bicicleta e de transporte público," disse o professor Humberto Ramírez, da Universidade Gustave Eiffel.

Bibliografia:

Artigo: A paradox of traffic and extra cars in a city as a collective behaviour
Autores: Rafael Prieto Curiel, Humberto González Ramírez, Mauricio Quiñones Domínguez, Juan Pablo Orjuela Mendoza
Revista: Royal Society Open Science
DOI: 10.1098/rsos.201808
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Desenvolvimento Sustentável
  • Veículos Híbridos e Elétricos
  • Impactos sobre o Meio Ambiente
  • Veículos

Mais tópicos