Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Destaques e Imagens

Com o que se parecerá o Sol quando ele morrer?

Redação do Site Inovação Tecnológica - 13/04/2009

Com o que se parecerá o Sol quando ele morrer?

[Imagem: NASA/ESA/HEIC/Hubble Heritage/STScI/AURA]

O Dr. Stuart Clark não tem uma resposta precisa, mas ele tem algumas dicas espetaculares. Tão belas que ele resolveu reuni-las em um livro, contendo algumas das mais belas nebulosas já captadas pelo Telescópio Espacial Hubble e por outros observatórios.

A imagem acima é de uma delas, a Nebulosa Olho de Gato. Se a Terra ainda estivesse por aqui, ver o Sol transformar-se em algo ainda que ligeiramente parecido seria um espetáculo imperdível.

Nebulosas planetárias

As nebulosas planetárias são como que o estágio final da metamorfose das estrelas, surgindo depois que estrelas como o Sol queimam todo o seu combustível.

Nesse estágio final, estrelas no final da vida transformam-se em gigantes vermelhas antes de expelir para o espaço ao seu redor quase metade de sua massa na forma de nuvens de poeira e gás.

The Milky Way

É impossível prever que forma tomará a nebulosa que nascerá com a morte do Sol, mas a observação de 1.600 nebulosas planetárias pode dar uma boa ideia do quadro que se desenhará nesse nosso canto do Universo. Quem viver verá - a propósito, é só agendar: o fenômeno deverá acontecer dentro de aproximadamente 5 bilhões de anos.

E então a história recomeçará. Nebulosas não duram muito, vivendo talvez algumas dezenas de milhares de anos. Elas semeiam o espaço com elementos químicos pesados que aos poucos são incorporados para formar uma nova geração de estrelas.

O livro do Dr. Clark chama-se Galaxy: Exploring the Milky Way e ainda não está disponível em português - e traduzir a beleza do título será tão difícil quanto escolher a mais bela das nebulosas que ele traz.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Universo e Cosmologia
  • Corpos Celestes
  • Telescópios
  • Exploração Espacial

Mais tópicos