Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Meio ambiente

Como se proteger de uma explosão nuclear?

Redação do Site Inovação Tecnológica - 17/01/2023

Como se proteger de uma explosão nuclear?
Ilustração 3D da explosão e da onda de choque gerada 10 segundos após a detonação de uma ogiva nuclear de 750 kT acima de uma cidade metropolitana típica - o raio da bolha de choque ao nível do solo é de 4,6 km.
[Imagem: Kokkinakis/Drikakis - 10.1063/5.0132565]

Insanidade atômica

Não há um lugar totalmente bom para se estar quando uma bomba nuclear explode: Qualquer coisa muito próxima é vaporizada instantaneamente e a radiação pode representar uma séria ameaça à saúde, mesmo à distância.

Mas há um outro perigo intermediário: A onda de choque gerada pela explosão, que pode produzir velocidades no ar fortes o suficiente para erguer pessoas no ar e causar ferimentos graves.

Como é amplamente aceito que esta pode ter sido a maior catástrofe que já tenha acometido a humanidade em todos os tempos, por algumas décadas acreditamos que bombas atômicas explodindo eram mais impossibilidades do que possibilidades. Mas a ascensão ao poder de líderes afeiçoados ao complexo industrial militar colocou o assunto novamente na agenda.

Ioannis Kokkinakis e Dimitris Drikakis, da Universidade de Nicósia, no Chipre, fizeram então os que lhes parecia mais razoável: Se não conseguimos evitar a explosão nuclear, como podemos fugir dela?

Os dois físicos simularam a explosão de uma bomba atômica de um míssil balístico intercontinental típico e a onda de choque resultante para ver como isso afetaria as pessoas que se abrigam em ambientes fechados comuns, como prédios e residências.

O artigo publicado pelos dois traz uma série de recomendações para, caso não consigamos fugir da insanidade dos nossos líderes, ao menos como poderemos minimizar os danos pessoais.

Como se proteger de uma explosão nuclear?
Contornos da velocidade máxima atingida durante os primeiros 10 segundos após a onda de choque entrar pela janela. A sobrepressão gerada é de 5 psi.
[Imagem: Kokkinakis/Drikakis - 10.1063/5.0132565]

Onde ficar após uma explosão nuclear

Segundo a simulação, na zona de dano moderado - além de onde tudo é vaporizado - a onda de choque é suficiente para derrubar alguns prédios e ferir pessoas que estiverem ao ar livre. No entanto, edifícios de alvenaria e estruturas de concreto podem permanecer de pé - no hemisfério Norte são comuns casas com estruturas totalmente em madeira.

A equipe então foi mais a fundo, usando uma modelagem avançada de computador para estudar como a onda de choque entra pelas estruturas, prédios e casas que não desabam. Para isso, eles montaram prédios-modelo, com salas, janelas, portas e corredores, que permitiram calcular a velocidade do ar no interior dessas construções conforme a onda de choque os atinge.

Os resultados então mostram os melhores e os piores lugares para se ficar.

"Antes do nosso estudo, o perigo para as pessoas dentro de um edifício reforçado com concreto que resiste à onda de choque não era claro," disse Drikakis. "Nosso estudo mostra que as altas velocidades continuam sendo um risco considerável e ainda podem resultar em ferimentos graves ou até mesmo em mortes."

De acordo com os resultados, simplesmente estar em um prédio robusto não é suficiente para evitar riscos. Os espaços apertados podem aumentar a velocidade no ar, e o envolvimento da onda de choque faz com que o ar reflita nas paredes e faças as curvas dos cantos. Nos piores casos, isso pode produzir uma força equivalente a 18 vezes o peso corporal de um ser humano, o que representa um impacto certamente fatal.

"Os locais internos críticos mais perigosos a serem evitados são as janelas, os corredores e as portas," disse Kokkinakis. "As pessoas devem ficar longe desses locais e se abrigar imediatamente. Mesmo na sala da frente, de frente para a explosão, pode-se estar a salvo das altas velocidades se posicionado nos cantos da parede de frente para a explosão."

Como se proteger de uma explosão nuclear?
Há cientistas que estudam como aumentar a destruição, enquanto outros tentam ajudar a evitá-la.
[Imagem: Kokkinakis/Drikakis - 10.1063/5.0132565]

Proteção urgente

Os dois físicos enfatizam que o tempo entre a explosão e a chegada da onda de choque é de apenas alguns segundos, portanto, chegar rapidamente a um local seguro é fundamental.

"Além disso, haverá aumento dos níveis de radiação, edifícios inseguros, linhas de energia e gás danificadas e incêndios," lembra Drikakis. "As pessoas devem se preocupar com tudo o que foi dito acima e procurar assistência de emergência imediata."

Embora os dois pesquisadores aleguem esperar que seus conselhos nunca precisem ser seguidos, eles acreditam que entender os efeitos de uma explosão nuclear pode ajudar a prevenir ferimentos e orientar os esforços de resgate.

Bibliografia:

Artigo: Nuclear explosion impact on humans indoors
Autores: Ioannis William Kokkinakis, Dimitris Drikakis
Revista: Physics of Fluids
Vol.: 35, 016114
DOI: 10.1063/5.0132565
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Poluição
  • Segurança da Informação
  • Computação Quântica
  • Hidrogênio

Mais tópicos