Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Computação quântica na nuvem também tem garantia de segurança

Redação do Site Inovação Tecnológica - 16/04/2024

Computação quântica cega dá garantia de segurança
O processo permite que um usuário remoto (à direita) acesse um computador quântico na nuvem (à esquerda) com total segurança.
[Imagem: Helene Hainzer/Oxford University Physics]

Computação quântica em nuvem

A computação quântica traz grandes promessas de uma segurança definitiva contra espionagem, mas também traz ameaças do que os especialistas chamam de Apocalipse Quântico.

Muitos esforços têm sido feitos tanto para incentivar a primeira possibilidade quanto para evitar a segunda, mas ainda restam muitas dúvidas fundamentais no emergente campo da tecnologia da informação quântica.

Por exemplo, será que a criptografia quântica será capaz de viabilizar uma "nuvem quântica", uma computação quântica na nuvem assim como é feita a computação clássica atual?

A resposta é sim, garantem Peter Drmota e colegas da Universidade de Oxford, no Reino Unido, que acabam de fazer a primeira demonstração lógica de que uma computação quântica na nuvem pode ser intrinsecamente segura.

"Nós mostramos pela primeira vez que a computação quântica na nuvem pode ser acessada de forma escalável e prática, o que também proporcionará às pessoas total segurança e privacidade dos dados, além da capacidade de verificar sua autenticidade," disse o professor David Lucas, orientador do trabalho.

Computação quântica cega dá garantia de segurança
A equipe usou uma combinação única de memória quântica e fótons para fazer sua demonstração.
[Imagem: David Nadlinger/Oxford University Physics]

Computação quântica cega

Os pesquisadores usaram uma abordagem chamada "computação quântica cega" para conectar duas entidades totalmente separadas - por exemplo, um indivíduo em casa ou no escritório acessando um servidor quântico na nuvem - de um modo completamente seguro. Embora seja uma demonstração de princípio, este novo método pode ser escalonado para grandes cálculos quânticos.

"Usando a computação quântica cega, os clientes podem acessar computadores quânticos remotos para processar dados confidenciais com algoritmos secretos e até mesmo verificar se os resultados estão corretos, sem revelar qualquer informação útil. Demonstrar esse conceito é um grande passo em frente tanto na computação quântica quanto na manutenção das nossas informações seguras online," disse Drmota.

O sistema compreende um link de rede de fibra óptica entre um servidor de computação quântica e um dispositivo simples que detecta fótons, ou partículas de luz, em um computador independente que acessa remotamente seus serviços na nuvem - esta é a arquitetura que a equipe chama de computação quântica cega em rede. Cada cálculo incorre em uma correção que deve ser aplicada a tudo o que vem depois e que precisa de informações em tempo real para rodar o algoritmo.

Os pesquisadores usaram uma combinação única de memória quântica e fótons para conseguir isso, compondo uma arquitetura que pode, em última análise, levar ao desenvolvimento comercial de dispositivos a serem conectados a computadores portáteis, para proteger os dados quando as pessoas utilizam serviços de computação quântica em nuvem.

Bibliografia:

Artigo: Verifiable blind quantum computing with trapped ions and single photons
Autores: Peter Drmota, D. P. Nadlinger, D. Main, B. C. Nichol, E. M. Ainley, D. Leichtle, A. Mantri, E. Kashefi, R. Srinivas, G. Araneda, C. J. Ballance, David M. Lucas
Revista: Physical Review Letters
Vol.: 132, 150604
DOI: 10.1103/PhysRevLett.132.150604
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Computação Quântica
  • Criptografia
  • Segurança da Informação
  • Fotônica

Mais tópicos