Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Computador probabilístico spintrônico é compatível com a IA atual

Redação do Site Inovação Tecnológica - 18/12/2023

Computador probabilístico spintrônico é compatível com a IA atual
Uma fotografia da prova de conceito do computador probabilístico spintrônico, que consiste em uma unidade de p-bit baseada em sMTJ (lado esquerdo) e FPGA (lado direito).
[Imagem: N. S. Singh et al. (2023)]

Computador spintrônico e probabilístico

No ano passado, uma equipe das universidades da Califórnia de Santa Bárbara (EUA) e Tohoku (Japão), apresentou uma prova de conceito de uma nova arquitetura computacional compatível com a inteligência artificial atual, mas com um ganho gigantesco em termos eficiência energética.

Agora eles apresentaram uma versão mais avançada do computador probabilístico, que é construído com componentes spintrônicos - nessa tecnologia explora-se o magnetismo dos elétrons, e não em sua carga, justificando uma parte da economia de energia desses sistemas.

Um computador probabilístico, ou p-computador, usa blocos de construção naturalmente aleatórios, chamados bits probabilísticos, ou p-bits. Ao contrário dos bits dos computadores tradicionais, os p-bits não têm um valor específico, eles oscilam entre os valores.

Esse comportamento aleatório - ou estocástico - dos componentes spintrônicos torna essa arquitetura particularmente adequada para problemas como inferência e amostragem, o que significa uma capacidade inata de resolver com eficiência várias tarefas computacionalmente difíceis em aprendizado de máquina e inteligência artificial.

A computação probabilística é considerada uma ponte para a computação quântica, mas tem uma vantagem imbatível: Tudo já funciona à temperatura ambiente, em circuitos montados com componentes fabricados pela indústria microeletrônica.

Computador probabilístico spintrônico é compatível com a IA atual
(a) Sinal de saída do p-bit aplicado para executar a rede Ásia, um exemplo clássico de rede Bayesiana. (b) Resultados experimentais da operação.
[Imagem: N. S. Singh et al. (2023)]

Melhorias do p-computador

A nova versão do p-computador conta com dois importantes avanços de última geração.

Primeiro, a equipe desenvolveu junções de túneis magnéticos estocásticos (sMTJs) no nível dos componentes, o que permitiu construir os p-bits mais rápidos já feitos até hoje, com flutuações na casa dos microssegundos. Isto é cerca de três ordens de magnitude (103) mais rápido do que a versão anterior.

Em segundo lugar, ao forçar uma ordem de atualização no nível do hardware de computação e melhorar o paralelismo camada por camada, a equipe conseguiu implementar a operação básica de uma rede bayesiana (um modelo probabilístico que representa as relações entre as variáveis, como os sintomas e as doenças, por exemplo) como um exemplo de redes neurais estocásticas pré-alimentadas (feedforward) - as saídas de uma rede neural estocástica não são completamente determinadas pelas entradas, já que o acaso dos componentes probabilísticos também as influencia.

Em resumo, esse hardware quase futurístico roda os algoritmos de inteligência artificial atuais, só que mais rapidamente e com um gasto de energia muito menor, o que torna a arquitetura muito promissora.

"As demonstrações atuais são em pequena escala, mas esses projetos podem ser ampliados com o uso da tecnologia de RAM magnética (MRAM) compatível com CMOS, permitindo avanços significativos em aplicações de aprendizado de máquina e, ao mesmo tempo, liberando o potencial para a realização eficiente de hardware de redes neurais profundas/convolucionais," disse o professor Shunsuke Fukami, da Universidade de Tohoku.

Bibliografia:

Artigo: Hardware Demonstration of Feedforward Stochastic Neural Networks with Fast MTJ-based p-bits
Autores: Nihal S. Singh, S. Niazi, S. Chowdhury, K. Selcuk, H. Kaneko, K. Kobayashi, S. Kanai, H. Ohno, S. Fukami, K. Y. Camsari
Revista: 2023 IEEE International Electron Devices Meeting
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Computadores
  • Spintrônica
  • Inteligência Artificial
  • Computação Quântica

Mais tópicos