Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Materiais Avançados

Concreto de alta resistência sem cimento Portland tem duplo ganho ambiental

Com informações da UFPE - 20/07/2021

Concreto de alta resistência sem cimento Portland tem duplo ganho ambiental
Tem havido um interesse crescente também na reciclagem do concreto, reconduzindo os materiais ao uso na construção.
[Imagem: Li Liang/Yuya Sakai]

Concreto sem cimento

Engenheiros da Universidade Federal de Pernambuco desenvolveram uma técnica de dosagem que permite obter concretos de alta resistência (>75 Mpa) sem a utilização do tradicional cimento Portland.

Além disso, o professor Nilvan Araújo Júnior e seus alunos desenvolveram a técnica usando um resíduo do processo de produção de ferro gusa nas siderúrgicas, a escória de alto-forno, em combinação com um ativador alcalino.

Assim, além de produzir um cimento de baixo impacto ambiental - a produção de cimento Portland é responsável por cerca de 7% do CO2 emitido no mundo - o processo permite dar uma destinação a um rejeito da siderurgia, obtendo um benefício duplo.

E não é só o ambiente que ganha, uma vez que o concreto sem cimento apresenta características superiores ao concreto comum.

"Quanto ao desempenho, esse novo produto apresenta um endurecimento mais rápido e maior ganho de resistência quando comparado ao cimento tradicional, sendo apropriado para produção de peças pré-moldadas em fábricas," garante a equipe.

Comparações

Para comparar o concreto tradicional (concreto de alta resistência com cimento Portland e sílica ativa) com o concreto alternativo, a equipe realizou ensaios de resistência à compressão e módulo de elasticidade dinâmico com 1, 3, 7 e 28 dias. Aos 28 dias também foram feitos ensaios de módulo de elasticidade estático e resistência à tração por compressão diametral.

Os resultados mostraram que, tanto o concreto de alta resistência, como o concreto de escória álcali-ativada, desenvolveram altas resistências iniciais (>40 MPa com 1 dia) e finais (>86 MPa aos 28 dias).

Bibliografia:

Artigo: Experimental investigation of mix design for high-strength alkali-activated slag concrete
Autores: Nilvan T. Araújo Júnior, Victor M. E. Lima, Sara M. Torres, Priscilla E.A. Basto, Antônio A. Melo Neto
Revista: Construction and Building Materials
DOI: 10.1016/j.conbuildmat.2021.123387
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Construção Civil
  • Reciclagem e Reaproveitamento
  • Cerâmicas
  • Compósitos

Mais tópicos