Meio ambiente

Copos e canudos de papel são tão tóxicos quanto os de plástico

Redação do Site Inovação Tecnológica - 25/08/2023

Copos e canudos de papel não cumprem promessa e contêm químicos perigosos
Copos e canudos de papel nem são "verdes" e nem tornam a "natureza feliz".
[Imagem: Olof Lönnehed/University of Gothenburg]

Copo de papel tão ruim quanto de plástico

Substituir copos e canudos de plástico descartáveis por copos e canudos de papel é mais problemático do que se acreditava a princípio.

Duas equipes, trabalhando independentemente, divulgaram hoje resultados de pesquisas que mostram que tanto os copos de papel quanto os canudos de papel estão longe de merecer a confiança total no que diz respeito ao seu impacto sobre a saúde humana e o meio ambiente.

Bethanie Almroth e colegas da Universidade de Gotemburgo, na Suécia, mostraram como um copo de papel que vai parar na natureza também pode causar danos, já que também contém produtos químicos tóxicos. Como referência, eles testaram o impacto dos copos sobre larvas do mosquito borboleta.

"Nós deixamos copos de papel e de plástico em sedimentos úmidos e água por algumas semanas, e acompanhamos como os produtos químicos lixiviados afetaram as larvas. Todas as canecas afetaram negativamente o crescimento das larvas do mosquito," contou Bethanie.

A razão para isso está na necessidade de acrescentar produtos químicos ao papel, que não é resistente nem à gordura e nem à água. Assim, o papel usado em embalagens de alimentos precisa ser tratado com um revestimento superficial, tipicamente o polilactídeo, ou PLA, um tipo de bioplástico.

Os bioplásticos são produzidos a partir de recursos renováveis (o PLA é normalmente produzido a partir de milho, mandioca ou cana-de-açúcar) e não de combustíveis fósseis, como é o caso de 99% dos plásticos atualmente no mercado. O PLA é frequentemente considerado biodegradável, o que significa que pode decompor-se mais rapidamente do que os plásticos à base de petróleo nas condições certas, mas vários estudos, como este feito agora, têm mostrado que os bioplásticos ainda não cumprem a promessa de sustentabilidade.

"Os bioplásticos não se decompõem eficazmente quando acabam no ambiente, na água. Pode haver o risco de o plástico permanecer na natureza e os microplásticos resultantes poderem ser ingeridos por animais e humanos, tal como outros plásticos. Os bioplásticos contêm pelo menos tantos produtos químicos quanto o plástico convencional," disse Bethanie.

Copos e canudos de papel não cumprem promessa e contêm químicos perigosos
Como não é resistente à água ou à gordura, o papel precisa de aditivos químicos potencialmente danosos para servir como recipiente de alimentos e líquidos.
[Imagem: Bethanie Carney Almroth et al. - 10.1016/j.envpol.2023.121836]

Canudos com químicos eternos

Pauline Boisacq e colegas da Universidade de Antuérpia, na Bélgica, focaram sua atenção não nos copos, mas nos canudos de papel.

Os pesquisadores testaram 39 marcas de canudos de vários materiais (papel, bambu, vidro, aço inoxidável e plástico) em busca de indícios de produtos químicos sintéticos de grupos conhecidos como substâncias poli e perfluoroalquílicas (PFAS).

Os PFAS são utilizados na fabricação de produtos de uso diário, desde roupas para atividades ao ar livre até panelas antiaderentes, resistentes à água, ao calor e às manchas.

No entanto, eles são potencialmente prejudiciais para as pessoas, a vida selvagem e o ambiente. Eles se decompõem muito lentamente, podendo persistir por milhares de anos no meio ambiente, uma propriedade que os levou a serem conhecidos como "produtos químicos eternos". Os PFAS têm sido associados a uma série de problemas de saúde, incluindo menor resposta às vacinas, menor peso ao nascer, doenças da tireoide, aumento dos níveis de colesterol, danos no fígado, câncer renal e câncer testicular.

A maioria das marcas de canudos (27/39, 69%) continha PFAS, com 18 PFAS diferentes detectados no total. Os canudos de papel tinham maior probabilidade de conter PFAS, com os produtos químicos detectados em 18/20 (90%) das marcas testadas. Os PFAS também foram detectados em 4/5 (80%) das marcas de canudos de bambu, 3/4 (75%) das marcas de canudos de plástico e 2/5 (40%) das marcas de canudos de vidro. Os químicos não foram detectados em nenhum dos cinco tipos de canudos de aço testados.

"Os canudos feitos de materiais vegetais, como papel e bambu, são frequentemente anunciados como sendo mais sustentáveis e ecológicos do que aqueles feitos de plástico," comentou o professor Thimo Groffen. "No entanto, a presença de PFAS nestes canudos significa que isso não é necessariamente verdade."

"Não detectamos nenhum PFAS em canudos de aço inoxidável, então aconselho os consumidores a usarem esse tipo de canudo - ou simplesmente evitarem usar canudos," concluiu Thimo.

Artigo: Single-use take-away cups of paper are as toxic to aquatic midge larvae as plastic cups