Robótica

Menor forma de vida capaz de se mover é criada em laboratório

Redação do Site Inovação Tecnológica - 02/12/2022

Criada menor forma de vida capaz de se mover
Com apenas duas proteínas adicionais, as bactérias sintéticas formaram hélices e foram capazes de nadar, tornando-as as menores formas de vida móveis.
[Imagem: Makoto Miyata/Osaka Metropolitan University]

Vida sintética

A origem de todos os movimentos biológicos, incluindo caminhar, nadar ou voar, pode ser rastreada até os movimentos das células. Mas o assunto acaba por aí porque temos pouco a dizer sobre como a motilidade das células surgiu na evolução.

A estudante Hana Kiyama, da Universidade da Cidade de Osaka, no Japão, teve então uma ideia: Pegar uma célula e ir eliminando dela todas as partes até que ficasse apenas o mínimo necessário para que ela se movesse.

Isso pode dar uma ideia de como a natureza construiu esses geradores de movimento no sentido inverso, de baixo para cima.

Kiyama chegou a sete proteínas, que os cientistas acreditam estarem diretamente envolvidas em permitir que a bactéria Spiroplasma nade. Ela então usou engenharia genética para inserir essas sete proteínas em uma bactéria sintética, chamada syn3.

A syn3 - é a versão 3.0 de uma bactéria sintética, construída em laboratório - foi projetada e sintetizada quimicamente para ter o menor DNA genômico possível, incluindo o mínimo de informação genética essencial necessária para seu crescimento. Ela foi sintetizada a partir dos menores genomas das bactérias Mycoplasma, que ocorrem naturalmente.

Criada menor forma de vida capaz de se mover
O mecanismo poderá ser usado para desenvolver microrrobôs para uso médico.
[Imagem: Hana Kiyama et al. - 10.1126/sciadv.abo7490]

Menor ser vivo móvel

A syn3 geneticamente reprojetada mudou de sua forma esférica normal para uma hélice em espiral, que foi capaz de nadar invertendo a direção da hélice, exatamente como a Spiroplasma.

A equipe foi além, e então começou a cortar as proteínas adicionadas, até ver o que seria o mínimo necessário para o movimento. Eles descobriram que apenas duas das proteínas recém-adicionadas são necessárias para tornar a syn3 capaz de nadar minimamente.

"Pode-se dizer que a nossa syn3 nadadora é a 'menor forma de vida móvel' com a capacidade de se mover por conta própria.

"Estudar a menor bactéria do mundo com o menor aparato motor funcional pode ser usado para desenvolver o movimento de microrrobôs que imitam células ou motores baseados em proteínas," disse o professor Makoto Miyata.

Artigo: Reconstitution of a minimal motility system based on Spiroplasma swimming by two bacterial actins in a synthetic minimal bacterium