Redação do Site Inovação Tecnológica - 02/05/2025
Tinta contra bactérias e vírus
Uma substância matadora de bactérias foi usada para desenvolver uma tinta que pode ser aplicada a uma variedade de superfícies, tornando objetos e estruturas capazes de efetivamente destruir bactérias e vírus, incluindo espécies difíceis de lidar, como as bactérias resistentes a antibióticos e vírus da gripe e da covid-19.
A tinta - tecnicamente é mais uma resina que pode ser aplicada por técnicas de pintura - incorpora o composto clorexidina, frequentemente usado por dentistas para tratar infecções bucais e para limpeza pré-cirúrgica.
Depois de aplicada na superfície, a tinta se torna "ativa" tão logo seque. Ela pode ser aplicada em uma variedade de plásticos e superfícies rígidas não porosas, criando um revestimento antimicrobiano.
Além de ambientes hospitalares, a tinta poderá ser usada em qualquer superfície não porosa, e a equipe também está investigando seu uso nas indústrias de transporte, aeroespacial, assentos de veículos e áreas públicas.
"É extremamente emocionante ver essa pesquisa sendo aplicada na prática. Em nossa pesquisa inicial, incorporamos o desinfetante ao polímero para criar uma nova tinta antimicrobiana com excelente eficácia, que também não se espalha para o ambiente nem vaza da superfície ao toque.
"Este novo estudo demonstrou claramente que as superfícies com essa tinta aplicada não apresentavam bactérias e, assim que seca, ela se torna ativa. Ao adicionar isso à tinta, podemos criar um revestimento eficaz contra bactérias, fácil de aplicar e econômico," disse a professora Felicity de Cogan, da Universidade de Nottingham, no Reino Unido.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |