Informática

Criptografia quântica usa posição geográfica para combater hackers

Redação do Site Inovação Tecnológica - 09/05/2022

Criptografia quântica usa posição geográfica para combater hackers
As redes com criptografia quântica estão avançando, mas têm um problema: evitar o Apocalipse Quântico.
[Imagem: Anta Bucevic]

Aferindo a localização geográfica

Matemáticos da Universidade de Copenhague, na Dinamarca, resolveram um enigma matemático que permite que a localização geográfica de uma pessoa seja usada como uma identificação pessoal que é segura até mesmo contra os ataques cibernéticos mais avançados.

Há quase vinte anos, pesquisadores de todo o mundo no campo da criptografia têm tentado resolver o enigma de como determinar com segurança a localização geográfica de uma pessoa e usá-la como uma identificação segura.

Até agora, isso não era possível por meio de métodos normais, como rastreamento por GPS. Por exemplo, se alguém liga para você tentando se passar pelo gerente do seu banco, não há como garantir que a pessoa esteja realmente no banco.

"Hoje, não há maneiras tradicionais, seja por internet ou sinais de rádio, por exemplo, para determinar onde outra pessoa está localizada geograficamente com cem por cento de precisão. No entanto, a física quântica abre algumas possibilidades totalmente diferentes," explicou o professor Matthias Christandl.

Usando as leis da física quântica, Christandl e seus alunos desenvolveram um novo protocolo de segurança que permite finalmente usar a localização geográfica de uma pessoa para garantir que ela esteja se comunicando com a pessoa certa - elas chamam a técnica de "criptografia quântica baseada em posição".

"Pergunte a si mesmo, por que eu confio em um funcionário no balcão do banco? Porque ele está lá no banco. Sua localização cria confiança. Isso explica o princípio por trás da criptografia baseada em posição, onde a localização física é usada para se identificar," explicou o pesquisador Andreas Bluhm.

Criptografia quântica baseada em posição

A receita para garantir que uma pessoa está em um determinado local combina as informações em um único bit quântico - um qubit - seguido por vários bits clássicos, contendo 1s e 0s com os quais estamos familiarizados nos computadores comuns.

O bit quântico serve como uma espécie de chave na mensagem, devido ao papel do princípio da incerteza de Heisenberg na física quântica, que faz com que a informação quântica seja destruída e impossível de decodificar e ao que é conhecido como "teorema da não clonagem", que torna impossível interceptar e copiar secretamente a informação quântica.

Com a posição guardada seguramente no qubit, qualquer tentativa de invasão pode ser combatida simplesmente aumentando o número de bits clássicos.

Além disso, o novo método é particularmente útil porque exige apenas um único bit quântico para a verificação da posição. Portanto, ao contrário de muitas outras tecnologias quânticas, que exigirão mais desenvolvimentos, esta técnica pode ser usada hoje, uma vez que já existem fontes quânticas capazes de transmitir um bit quântico de luz por fibra óptica ou até por satélite.

"Até que um computador quântico completo seja construído e os hackers tenham acesso a um, nosso método é completamente seguro e impossível de hackear," garante Bluhm.

Artigo: A single-qubit position verification protocol that is secure against multi-qubit attacks