Espaço

Descoberto buraco negro em movimento

Redação do Site Inovação Tecnológica - 16/03/2021

Descoberto buraco negro em movimento dentro da galáxia
O buraco negro supermassivo no centro da galáxia J0437+2456 está se movendo dentro da galáxia.
[Imagem: SDSS]

Movimento relativo

Nada no espaço fica parado, então pode parecer estranho que os astrônomos estejam comemorando a identificação de um buraco negro se movendo.

De fato, os cientistas há muito teorizam que buracos negros supermassivos podem vagar pelo espaço - mas achar um deles era uma tarefa ainda por ser feita.

"Não esperamos que a maioria dos buracos negros supermassivos se movam; eles geralmente se contentam em ficar parados," disse Dominic Pesce, astrônomo do Centro de Astrofísica Harvard & Smithsonian. "Eles são tão pesados que é difícil colocá-los em movimento. Considere como é muito mais difícil chutar uma bola de boliche do que chutar uma bola de futebol - percebendo que, neste caso, a 'bola de boliche' tem vários milhões de vezes a massa do nosso Sol. Isso vai exigir um chute bem poderoso."

É claro que, ao falarmos de movimento, precisamos ser bem claros sobre a "relatividade" do conceito neste caso em particular: Os astrônomos estão se referindo a um movimento em relação ao centro da galáxia onde os buracos negros supermassivos normalmente residem, observando placidamente toda a galáxia girar em torno dele próprio.

"Nós nos perguntamos: As velocidades dos buracos negros são iguais às velocidades das galáxias em que residem? Esperamos que tenham a mesma velocidade. Do contrário, isso significa que o buraco negro foi perturbado," detalhou Pesce.

Radiação maser

Surpreendentemente, a equipe não precisou procurar muito, encontrando um buraco negro "deslocado" depois de rastrear apenas 10 galáxias.

Eles estudaram especificamente buracos negros que contêm água em seus discos de acreção, as estruturas espirais que giram para dentro em direção ao buraco negro. Conforme a água orbita ao redor do buraco negro, ela produz um feixe de ondas de rádio semelhante a um laser, conhecido como maser, uma radiação semelhante ao laser, mas na forma de micro-ondas.

Quando estudado com uma rede combinada de antenas de rádio, usando uma técnica conhecida como interferometria de linha de base muito longa (VLBI), os masers podem ajudar a medir a velocidade de um buraco negro com muita precisão.

Buraco negro em movimento

Nove dos dez buracos negros supermassivos estudados estavam em repouso - mas o morador do centro da galáxia J0437+2456 parecia estar em movimento. Observações adicionais, com os radiotelescópios Arecibo e Gemini, confirmaram que o buraco negro, com uma massa três milhões de vezes a do Sol, está se movendo a uma velocidade de 176.000 km/h no interior da galáxia.

O que está empurrando esse monstro ninguém sabe, mas a equipe tem uma hipótese.

"Apesar de todas as expectativas de que eles [buracos negros em movimento] realmente deveriam estar aí fora em número razoável, os cientistas tiveram dificuldade em identificar exemplos claros de buracos negros supermassivos binários," disse Pesce. "O que poderíamos estar vendo na galáxia J0437+2456 é um dos buracos negros em um par assim, com o outro permanecendo oculto para nossas observações de rádio por causa de sua falta de emissão de radiação."

Artigo: A Restless Supermassive Black Hole in the Galaxy J0437+2456