Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Meio ambiente

Diamantes mostram atmosfera terrestre adequada para a vida há bilhões de anos

Redação do Site Inovação Tecnológica - 19/07/2021

Diamantes mostram atmosfera terrestre adequada para a vida há bilhões de anos
Um dos diamantes de 2,7 bilhões de anos estudados pela equipe.
[Imagem: Michael Broadley]

Inclusões fluidas em diamantes

A composição química básica da atmosfera da Terra, que a tornou adequada para a explosão da diversidade da vida, foi estabelecida há pelo menos 2,7 bilhões de anos - muito antes do que os cientistas pensavam.

Isto é o que demonstra um estudo inédito feito em diamantes muito antigos.

Esses diamantes têm em seu interior minúsculas "bolsas", conhecidas como inclusões fluidas, onde foram conservados gases e líquidos presentes no ambiente original onde cada diamante se formou.

Os gases voláteis conservados nos diamantes encontrados em rochas antigas estavam presentes em proporções semelhantes aos encontrados hoje no manto terrestre - onde os diamantes se formam -, o que indica que não houve nenhuma mudança fundamental nas proporções dos compostos voláteis na atmosfera da Terra nos últimos bilhões de anos.

Michael Broadley e seus colegas do Canadá e da França concluem então que uma das condições básicas necessárias para sustentar a vida - a presença de elementos vitais em quantidade suficiente - apareceu logo após a formação da Terra e permaneceu razoavelmente constante desde então.

Compostos voláteis

Compostos voláteis - como hidrogênio, nitrogênio, neônio e espécies portadoras de carbono - são elementos e compostos químicos leves, que podem ser vaporizados facilmente devido ao calor ou a mudanças de pressão. Eles são necessários para a vida, especialmente o carbono e o nitrogênio.

Nem todos os planetas são ricos em voláteis: A Terra sim, assim como Vênus, mas Marte e a Lua perderam a maior parte dos seus voláteis no espaço. Geralmente, um planeta rico em voláteis tem uma chance melhor de sustentar vida, razão pela qual grande parte da busca por vida em planetas ao redor de estrelas distantes (exoplanetas) tem-se concentrado na busca por esses compostos.

Diamantes mostram atmosfera terrestre adequada para a vida há bilhões de anos
A mesma técnica de estudar as inclusões fluidas mostrou recentemente que a vida pode ser universal.
[Imagem: NASA]

Na Terra, as substâncias voláteis borbulham no interior do planeta, sendo trazidos à superfície por meio de erupções vulcânicas. Saber quando os voláteis chegaram à atmosfera da Terra é crucial para entender quando as condições na superfície se tornaram adequadas para a origem e o desenvolvimento da vida, mas até agora ninguém havia conseguido elementos experimentais para testar essas condições no passado profundo.

"Estudar a composição do manto moderno da Terra é relativamente simples. Em média, a camada do manto começa cerca de 30 km abaixo da superfície da Terra, então podemos coletar amostras lançadas por vulcões e estudar os fluidos e gases aprisionados em seu interior. No entanto, a agitação constante da crosta terrestre por meio de placas tectônicas significa que as amostras mais antigas em sua maioria foram destruídas. Os diamantes, no entanto, são comparativamente indestrutíveis, são cápsulas do tempo ideais," disse Broadley.

Atmosfera adequada para a vida

A equipe encontrou essas cápsulas do tempo em rochas no Lago Superior, no Canadá. "Esses diamantes são incrivelmente raros e não são como as belas joias que imaginamos quando pensamos em diamantes. Nós os aquecemos a mais de 2.000 ºC para transformá-los em grafite, liberando então pequenas quantidades de gás para medição," detalhou o pesquisador.

A equipe mediu os isótopos de hélio, neônio e argônio e constatou que esses elementos estavam presentes em proporções semelhantes às encontradas no manto superior hoje.

"Este foi um resultado surpreendente. Isso significa que o ambiente rico em voláteis que vemos ao nosso redor hoje não é um desenvolvimento recente, proporcionando assim as condições certas para o desenvolvimento da vida. Nosso trabalho mostra que essas condições estavam presentes há pelo menos 2,7 bilhões de anos, mas os diamantes que usamos podem ser muito mais antigos, então é provável que essas condições tenham sido estabelecidas bem antes do nosso limite de 2,7 bilhões de anos," finalizou Broadley.

Bibliografia:

Artigo: Determining the volatile composition of the ancient mantle through the analysis of Archean aged fibrous diamonds
Autores: Michael Broadley, David Byrne, Maya G Kopylova, Emilie Thomassot, Matthieu Almayrac, Bernard Marty
Revista: Proceedings of The Goldschmidt Conference 2021
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Monitoramento Ambiental
  • Diamantes
  • Mineração
  • Hidrogênio

Mais tópicos