Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Robótica

Drone inspirado em inseto voa batendo as asas

Redação do Site Inovação Tecnológica - 05/03/2021

Drone inspirado em inseto voa batendo as asas
As notáveis características acrobáticas dos insetos permitem navegar em espaços estreitos e encarar rajadas de vento e obstáculos.
[Imagem: Kevin Yufeng Chen]

Drone que bate asas

Engenheiros do MIT desenvolveram uma nova técnica para criar pequenos robôs voadores com uma destreza mais próxima à dos insetos em que eles se inspiram.

O objetivo é dar aos robôs aéreos e pequenos drones uma capacidade para operar em espaços apertados e uma maior resistência a colisões.

"Se olharmos para a maioria dos drones hoje, eles geralmente são muito grandes. A maioria de suas aplicações envolve voar ao ar livre. A questão é: Você pode criar robôs em escala de inseto que podem se mover em espaços muito complexos e desordenados?" contextualiza o professor YuFeng Chen.

A resposta positiva foi encontrada usando uma nova classe de atuadores flexíveis, parecidos com músculos artificiais, em substituição aos atuadores feitos com cerâmicas piezoelétricas.

Os atuadores macios são feitos de cilindros de borracha finos revestidos com nanotubos de carbono. Quando a voltagem é aplicada aos nanotubos de carbono, eles produzem uma força eletrostática que comprime e alonga o cilindro de borracha.

O alongamento e a contração repetidos fazem com que as asas do drone batam, e batam rápido - quase 500 vezes por segundo.

O protótipo pesa apenas 0,6 grama, mas ainda é acionado por fios.

A equipe está pensando em usar esses robôs-insetos para estudos de biologia e biofísica, para tentar compreender melhor o voo dos insetos, e, no futuro, criar drones capazes de polinizar culturas.

Bibliografia:

Artigo: Collision Resilient Insect-Scale Soft-Actuated Aerial Robots With High Agility
Autores: YuFeng Chen, Siyi Xu, Zhijian Ren, Pakpong Chirarattananon
Revista: IEEE Transactions on Robotics
DOI: 10.1109/TRO.2021.3053647
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Robôs
  • Aviões
  • Veículos
  • Biomecatrônica

Mais tópicos