Redação do Site Inovação Tecnológica - 14/02/2023
Tecnologias só para limpar a sujeira
Um levantamento realizado nos bancos de patentes de todo o mundo revelou algumas tendências inesperadas em P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) de novas tecnologias na área de energia.
Os resultados mostram que, apesar dos muitos discursos, as empresas estão mais comprometidas com novas tecnologias para extração de combustíveis fósseis do que com a busca por tecnologias de energia genuinamente verdes e renováveis.
O relatório, compilado pelas empresas IFI e Digital Science, focou em duas categorias de pedidos de patentes:
Os dados mostram que que as novas tecnologias de perfuração subiram para o 3º lugar nas 10 tecnologias de crescimento mais rápido de 2022, depois de ocuparem o 6º lugar em 2021.
"No nível de P&D das empresas, a energia puramente renovável não parece estar obtendo o dinheiro necessário para a ampla adoção necessária para levar o mundo às emissões líquidas zero," disse Mike Baycroft, da IFI.
Enquanto isso, quando separadas de outros dados de patentes "verdes", as patentes relacionadas exclusivamente à tecnologia de energia renovável caíram significativamente abaixo daquelas solicitadas ou concedidas para tecnologia de perfuração em busca de combustíveis fósseis.
"As empresas de energia continuam a investir em P&D e buscam décadas de proteção de patentes para extrair combustível da terra. De acordo com nossa análise, a maior parte das patentes 'verdes' está focada em modificar os efeitos negativos das fontes convencionais de energia, como combustíveis fósseis - para tornar essas fontes de energia 'mais limpas' - em vez de fontes renováveis recebendo investimento em P&D. Isso sugere que os combustíveis fósseis continuarão sendo parte do cenário energético nas próximas décadas," diz Baycroft.
Patentes em energia velha e em energia nova
As diferenças de escala na solicitação de patentes de um e outro tipo são gigantescas.
As três principais empresas que investiram em tecnologia de perfuração de combustíveis fósseis nos últimos cinco anos foram:
As principais empresas que investiram em tecnologia de energia renovável nos últimos cinco anos (por campo) foram:
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |