Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Equipe chinesa anuncia sistema operacional para computador quântico

Com informações da Xinhua - 09/02/2021


Sistema operacional quântico

Uma das equipes da Academia Chinesa de Ciências envolvida com o desenvolvimento da computação quântica anunciou ter criado um sistema operacional para computadores quânticos.

O sistema operacional é a primeira camada de software de um computador, destinado a controlar cada parte do hardware, fazendo-as operar em conjunto, e facilitando a criação dos programas aplicativos, projetados para cumprir cada tarefa específica.

Nos computadores eletrônicos, os sistemas operacionais mais conhecidos são o Windows e o Linux.

O professor Guo Guangcan e seus colegas já haviam fundado uma empresa, a Origin Quantum, destinada a comercializar e alugar processadores quânticos por meio de acessos à nuvem, como já feito por empresas como IBM, Intel e Google.

A empresa ainda não deu detalhes sobre o sistema operacional, embora presuma-se que ele seja talhado para controlar apenas os processadores e sistemas produzidos pela própria equipe.

De acordo com Guangcan, o sistema operacional permitiu uma série de avanços na execução paralela de tarefas, de calibração automatizada dos processadores quânticos e do gerenciamento sistemático dos recursos de hardware.

Isso deverá se refletir nos sistemas de computação quântica da empresa disponíveis na nuvem.

"Se o chip quântico fosse comparado ao coração de um ser humano, o sistema operacional do computador quântico seria o equivalente ao cérebro e o software aplicativo quântico seria a carne e o sangue," comparou Guo.

Ele acrescentou que um bom sistema operacional pode fazer com que os computadores quânticos funcionem de forma mais eficiente e estável.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Computação Quântica
  • Software e Programação
  • Supercomputadores
  • Processadores

Mais tópicos