Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Especialistas debatem soluções tecnológicas para ajudar o agronegócio

Com informações da Agência Brasil - 03/09/2018

Especialistas debatem soluções tecnológicas para ajudar o agronegócio
Vacina para plantas pode ser alternativa a agrotóxicos.
[Imagem: CC0 Creative Commons/Pixabay]

Inovação no campo

O avanço tecnológico que impacta todos os setores da economia tem produzido mudanças também no agronegócio. Responsável por um quarto do PIB brasileiro, esse setor tem convivido cada vez mais com ferramentas que são capazes de tornar mais eficientes os resultados de lavouras e da pecuária.

Mas o Brasil rural ainda se depara com desafios, como os problemas de conectividade na maior parte do campo e a capacitação dos profissionais que podem utilizar novas ferramentas, como drones e sensores para aumentar a produtividade e reduzir perdas.

Representantes de 15 países reuniram-se em Curitiba para debater soluções para esses problemas e tentar apontar caminhos que possam funcionar como alternativas para a América do Sul, região considerada o celeiro do mundo. Em sua sexta edição, o Fórum de Agricultura da América do Sul trouxe nomes das principais cadeias produtivas do agronegócio e especialistas em logística e mercado para discutir como usar essas tecnologias para incrementar os resultados do setor.

"Falamos de tecnologias, mas precisamos pensar como transformar essa conectividade do campo em algo palpável, que ofereça informações de forma simples. Precisamos pensar como fazer para o produtor receber, em seu celular, os dados, como um aviso sobre um tipo de praga que pode ameaçar sua lavoura por conta de alta umidade ou do calor," explicou Sérgio Milani, superintendente da Copel Telecom, braço de telecomunicações da Companhia Paranaense de Energia

Profissionais do agrotech

O debate em torno da capacidade de uso dos programas, serviços e tecnologias inerentes aos novos equipamentos usados nos cultivos, por exemplo, dominou grande parte da discussão.

A professora da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Marta Cristina Majotta-Maistro, alertou que é preciso observar quem são as empresas que estão oferecendo essas tecnologias e quem é o profissional formado para atuar nesse mundo agrotech.

"Essas startups precisam se diferenciar, conquistar seus clientes. O desafio é quanto dar como suporte aos empreendedores que vão assumir alto risco," disse, destacando que a própria atividade agropecuária está vulnerável a diversos fatores além do clima.

Sobre o perfil de profissionais que estão sendo formados para atuar no campo, a especialista defendeu a multidisciplinaridade. Segundo ela, é cada vez mais frequente nos campus universitários ver jovens com perfil empreendedor dispostos a atuar nesse segmento. "Safra de jovens que estão sendo capacitados para empreender e que não temem as incertezas do campo," observou, salientando que o Brasil ainda tem no campo uma população com baixa escolaridade e alto índice de analfabetismo.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Políticas de Ciência e Tecnologia
  • Sensores
  • Veículos
  • Monitoramento Ambiental

Mais tópicos