Espaço

Redação do Site Inovação Tecnológica - 28/06/2023

Este planeta mergulhou em sua estrela e sobreviveu. Ou talvez não.
Existem outras hipóteses para tentar explicar o que pode ter acontecido com o planeta sobrevivente.
[Imagem: Marc Hon et al. - 10.1038/s41586-023-06029-0]

Como mergulhar em uma estrela e sobreviver

Quando nosso Sol chegar ao fim de sua vida, prestes a se transformar em uma gigante vermelha, ele se expandirá, alcançando 100 vezes seu tamanho atual.

Isso será suficiente para que nossa estrela engula Mercúrio, Vênus e, eventualmente, até a Terra.

A temperatura de uma estrela permite vaporizar qualquer material conhecido, então os cientistas sempre consideraram que ser engolido por estrela representaria a destruição total de um planeta.

Mas talvez isso não seja verdade - ao menos não em todos os casos.

Astrônomos da Universidade de Havaí descobriram um planeta que parece ter sobrevivido a esse evento, continuando firme e forte após o que deveria ter sido uma morte certa no abraço de sua estrela.

O planeta, um gigante semelhante a Júpiter, que responde pelo nome de código de 8 UMi b, ou pelo nome oficial de Halla, orbita a estrela gigante vermelha Baekdu (8 UMi) a apenas metade da distância que separa a Terra e o Sol.

Quando obtiveram observações das oscilações de Baekdu, feitas pelo observatório TESS, da NASA, os astrônomos descobriram que a estrela está queimando hélio em seu núcleo, sinalizando que ela já se expandiu enormemente em uma estrela gigante vermelha.

Pelos cálculos da equipe, a estrela teria inflado até 1,5 vez a distância orbital do planeta, ou seja, ela envolveu todo o planeta no processo. Em seguida, ela voltou a encolher para seu tamanho atual, a apenas um décimo dessa distância. Esse é o mesmo processo que se prevê acontecerá ao Sol dentro de cerca de 5 bilhões de anos.

"O engolfamento planetário tem consequências catastróficas para o planeta ou para a própria estrela - ou para ambos. O fato de Halla ter conseguido persistir nas imediações de uma estrela gigante que de outra forma o teria engolfado destaca o planeta como um sobrevivente extraordinário," disse Marc Hon, coordenador do estudo.

Este planeta mergulhou em sua estrela e sobreviveu. Ou talvez não.
A maioria das estrelas tem companheiras, e já encontramos um sistema binário de estrela se fundindo.
[Imagem: ESO/L. Calçada]

Como ser engolido por uma estrela e sobreviver

A uma distância de 0,46 ua (unidade astronômica, distância Terra-Sol) de sua estrela, o planeta Halla se assemelha a planetas semelhantes a Júpiter, só que quentes.

Os cientistas acreditam que planetas gasosos tão próximos de suas estrelas devem ter nascido em órbitas maiores, e algo os fez migrar para perto da estrela. No entanto, diante de uma estrela hospedeira em rápida evolução, essa origem se torna um caminho de sobrevivência extremamente improvável para o planeta Halla.

Outra teoria para a sobrevivência do planeta é que ele talvez não tenha de fato enfrentado o engolfamento: Semelhante ao famoso planeta Tatooine de Guerra nas Estrela, que orbita dois sóis, a equipe acredita que a estrela hospedeira Baekdu pode ter sido originalmente duas estrelas. Uma fusão dessas duas estrelas pode ter impedido que qualquer uma delas se expandisse o suficiente para engolir o planeta.

Uma terceira possibilidade é que Halla seja relativamente recém-nascido: A violenta colisão entre as duas estrelas teria produzido uma nuvem de gás a partir da qual o planeta se formou. Em outras palavras, o planeta Halla pode ser um planeta de segunda geração recém-nascido.

"A maioria das estrelas está em sistemas binários, mas ainda não entendemos completamente como os planetas podem se formar ao seu redor. Portanto, é plausível que mais planetas possam realmente existir em torno de estrelas altamente evoluídas graças a interações binárias," explicou Hon.

Artigo: A close-in giant planet escapes engulfment by its star