Espaço

Hubble flagra estrela em disparada a 400 mil km/h

Redação do Site Inovação Tecnológica - 12/05/2010

Hubble flagra estrela fugindo de casa a 400 mil km/h
A essa velocidade é possível ir da Terra à Lua em menos de duas horas. Os dados indicam que a estrela já deve ter viajado 375 anos-luz do seu local de nascimento.
[Imagem: SpaceTelescope]

Disparada

O telescópio Hubble captou uma estrela em disparada, escapando de um berçário estelar a mais de 400.000 quilômetros por hora.

Estrela sem teto

Este é o caso mais extremo de uma grande estrela jovem que foi expulsa de seu ponto de nascimento por um grupo de irmãs ainda mais jovens.

A estrela sem-teto está na extremidade da Nebulosa da Tarântula (30 Dourados), localizada na Grande Nuvem de Magalhães, a 170.000 anos-luz da Terra.

Este é um lugar (R136) particularmente rico em estrelas gigantes, já tendo sido localizadas várias delas com massas 100 vezes maiores do que a do Sol.

Estrelas em fuga

Os astrônomos acreditam que dois processos podem fazer com que uma estrela saia em disparada do seu local de formação.

Ela pode encontrar uma ou duas irmãs mais pesadas no interior de um aglomerado estelar muito denso, sendo arremessada como uma bolha de bilhar.

Ou ela pode ser "chutada" pela explosão de uma supernova em um sistema binário no qual a estrela maior explode primeiro.

"É geralmente aceito, entretanto, que a R136 é jovem demais para que as estrelas maiores possam ter explodido como supernovas," diz Danny Lennon, da equipe do Hubble. "Isto implica que a estrela deve ter sido ejetada por meio de interações dinâmicas."