Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Faça você mesmo: Construa seu próprio aparelho eletrônico sem bateria

Redação do Site Inovação Tecnológica - 23/09/2021

Faça você mesmo: Construa seu próprio aparelho eletrônico sem bateria
Você pode converter seus aparelhos para versões sem baterias ou construir projetos a partir do zero.
[Imagem: TU Delft/Northwestern University]

Converter ou construir aparelhos sem baterias

No ano passado, engenheiros de computação das universidades Northwestern (EUA) e Delft (Países Baixos) apresentaram um antigo Game Boy que funciona sem bateria e sem conexão com a rede elétrica.

Coletando energia solar e usando um nanogerador para transformar em eletricidade a energia cinética do jogador conforme ele aperta os botões, o aparelho garante que o jogo só acaba por falta de energia do usuário.

Agora a equipe decidiu colocar toda essa tecnologia à disposição de qualquer interessado, permitindo que as comunidades maker, hobbista ou faça-você-mesmo construam seus próprios aparelhos sem baterias, que possam funcionar com a colheita de energia mesmo de fontes intermitentes.

Batizado de BFree, o sistema inclui o hardware de coleta de energia e uma versão resistente a falhas de energia do Python, uma das linguagens de programação mais acessíveis e mais usadas.

Tudo o que o usuário precisa é um conhecimento básico de Python para transformar de maneira rápida e fácil qualquer aparelho comercial ou faça-você-mesmo em uma versão sem bateria, com vida útil virtualmente infinita.

"No momento, é virtualmente impossível para os entusiastas desenvolver aparelhos com hardware sem bateria, então queríamos democratizar nossa plataforma sem bateria," disse o pesquisador Josiah Hester. "Makers de toda a internet estão perguntando como estender a vida útil da bateria dos seus dispositivos. Eles estão fazendo a pergunta errada. Queremos que eles esqueçam a bateria e pensem em maneiras mais sustentáveis de gerar energia."

Os interessados podem acessar gratuitamente todas as informações (em inglês), bem como baixar os programas necessários, no endereço github.com/tudssl/bfree.

Bibliografia:

Artigo: BFree: Enabling Battery-free Sensor Prototyping with Python
Autores: Vito Kortbeek, Abu Bakar, Stefany Cruz, Kasim Sinan Yildirim, Przemyslaw Pawelczak, Josiah Hester
Revista: Proceedings of the ACM on Interactive Mobile Wearable and Ubiquitous Technologies
DOI: 10.1145/3432191
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Equipamentos Eletrônicos
  • Baterias
  • Fontes Alternativas de Energia
  • Microeletrônica

Mais tópicos