Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Ferramentas gratuitas para redação de textos científicos

Com informações da Agência FAPESP - 04/05/2015


Portal da Escrita Científica

Está disponível gratuitamente, no site da USP de São Carlos (SP), o "Portal da Escrita Científica", um conjunto de ferramentas de apoio à produção de artigos, dissertações, teses e outras publicações, gerenciamento de referências bibliográficas, editoração e outros recursos.

O serviço funciona como um repositório de ferramentas e orientações para alunos e pesquisadores interessados em aperfeiçoar a escrita científica.

Entre os recursos oferecidos estão materiais informativos e didáticos, cursos on-line, videoaulas, workshops, tutoriais e ferramentas computacionais de auxílio à escrita em português e em inglês, que auxiliam na organização da estrutura e do conteúdo dos trabalhos.

"Para escrever um trabalho científico é necessário considerar uma série de elementos, desde o problema abordado, a metodologia adotada, os resultados e as contribuições para a literatura de determinada área e, muitas vezes, para a sociedade em geral. O portal busca auxiliar no processo de redação como um todo, oferecendo auxílio nas diversas etapas da produção", disse Osvaldo Novais Júnior, presidente da Comissão de Implantação do serviço.

As ferramentas auxiliam especialmente naquilo que o professor Osvaldo considera ser a maior dificuldade enfrentada pelos autores: a estrutura dos textos.

"Diante do desconhecimento da estrutura do artigo científico, um problema muito comum no meio acadêmico, o portal trabalha com modelos que podem ser padronizados respeitando as particularidades de cada área e diferenças na escrita para audiências específicas ou mais amplas, considerando sempre a clareza e a concisão."

Ferramentas de redação científica

Entre os recursos disponibilizados gratuitamente estão os "ambientes para a escrita", um conjunto de ferramentas computacionais que dão suporte a partes do processo de redação, do agrupamento das ideias à composição de um texto contínuo, com editores gráficos.

O SCiPo, por exemplo, é uma ferramenta de suporte à escrita que auxilia na redação de resumos e introduções com base em modelos de textos científicos em português, elaborados a partir de teses e dissertações de várias áreas de pesquisa disponíveis para o redator apreender a estruturação retórica do texto.

Já o SCiEn-Produção é um conjunto de ferramentas computacionais para auxiliar na redação de artigos científicos em inglês. Adaptado do SciPo-Farmácia, o recurso se baseia na análise de textos da área de Engenharia de Produção.

Há ainda uma série de outras ferramentas mais específicas, voltadas para diversos campos do conhecimento, como o CALeSE, software de suporte à escrita de introduções com textos modelos da área de Física.

Há também ferramentas antiplágio, como o software AntiPlagiarist - ACNP, que compara múltiplos documentos rapidamente, procurando por trechos de textos que foram copiados. Os fragmentos suspeitos são relatados em um formato de fácil compreensão, com os números das linhas e das colunas em que foram encontrados.

Os recursos disponibilizados incluem ainda ferramentas de gestão bibliográfica, como o Citation Machine, gerador automático de citação e referência que ajuda estudantes e pesquisadores a citar corretamente as fontes utilizadas, em vários estilos, e o CiteUlike, site colaborativo que permite armazenar, organizar e partilhar informação bibliográfica.

Os serviços do Portal da Escrita Científica podem ser acessados no endereço www.escritacientifica.sc.usp.br.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Software Livre
  • Políticas de Ciência e Tecnologia
  • Software e Programação
  • Transmissão de Dados

Mais tópicos