Materiais Avançados

Filtro mosaico coloca o imageamento biomédico na palma das mãos

Redação do Site Inovação Tecnológica - 02/06/2008

Novo filtro coloca o imageamento biomédico na palma das mãos
[Imagem: Georgia Institute of Technology]

O imageamento multiespectral é uma técnica desenvolvida originalmente para observações espaciais. Utilizando elementos ópticos apropriados, esta técnica permite a captura de luz em vários comprimentos de onda - daí o nome multiespectral - incluindo aqueles que o olho humano não consegue enxergar, como o infravermelho.

Imagens médicas

Esta técnica foi rapidamente adaptada para obtenção de imagens médicas, principalmente para a detecção de lesões subcutâneas. Mas a possibilidade de aplicação do imageamento multiespectral vai muito além, incluindo o monitoramento ambiental, o acompanhamento de processos produtivos e até a geração de imagens para circuitos de segurança.

O grande entrave a essas utilizações, contudo, é que fazer imagens multiespectrais exige equipamentos caros e grandes.

Filtro mosaico

Agora, pesquisadores do Instituto de Tecnologia da Geórgia, nos Estados Unidos, desenvolveram um novo material que pode ser laminado, compondo um filtro de luz conhecido como mosaico, totalmente adequado ao uso no imageamento multiespectral.

A captura da imagem pode ser feita com uma única exposição, com o filtro mosaico conseguindo capturar simultaneamente todos os comprimentos de onda.

Imageamento multiespectral portátil

Mais importante é que o novo filtro permite a construção de equipamentos portáteis, abrindo todo o leque de aplicações possíveis da técnica, inclusive na detecção imediata de lesões subcutâneas, permitindo a detecção precoce do câncer de pele, inclusive em pessoas negras.

Como é portátil, o novo equipamento poderá ser utilizado também na indústria, para detecção de contaminação em alimentos, na verificação da qualidade dos produtos, no sensoriamento remotos em minas e no monitoramento da composição de poluentes presentes na atmosfera.

Como pode ser facilmente laminado, o novo mosaico poderá ser incorporado a sensores de captura de imagens tradicionais, do tipo utilizado em câmeras digitais.





Outras notícias sobre:

    Mais Temas