Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Espaço

Descoberto o formato dos buracos negros

Redação do Site Inovação Tecnológica - 19/12/2008

Descoberto o formato dos buracos negros

[Imagem: Chris Reynolds]

Até hoje ninguém sabia exatamente qual era o formato de um buraco negro. Mas, ainda que um deles nunca possa ser visto diretamente, agora já possível imaginá-los e desenhá-los no seu formato preciso: a forma de um elo redondo de corrente.

Formato de um buraco negro

Pela primeira vez, os cientistas conseguiram construir uma imagem da matéria que circunda um buraco negro, deduzindo daí o seu formato.

Depois de analisar o centro de mais de 200 galáxias - onde ficam localizados os grandes buracos negros - os astrofísicos do Museu Norte-Americano de História Natural concluíram que todos têm praticamente o mesmo formato - o formato de anel - não importando o seu tamanho.

"Esse formato agora detectado deverá fundamentar todas as nossas idéias sobre como a emissão de radiação ao redor dos buracos negros é produzida, e se nós podemos lidar com o material ao redor dos buracos negros, então nós poderemos começar a estudar os próprios buracos negros," afirma o Dr. Barry McKernan, coordenador da pesquisa.

Matéria em volta do buraco negro

Embora um buraco negro não possa ser visualizado diretamente, o material girando ao seu redor - basicamente poeira e gases - pode ser observado com base em uma nova teoria desenvolvida por McKernan e seus colegas.

Segundo esta teoria, há uma relação entre os dois extremos de radiação vindo da região ao redor dos buracos negros maciços: os raios X devem vir de materiais muito quentes próximos ao buraco negro e a luz infravermelha deve vir de materiais não tão quentes, muito mais distantes do buraco negro.

Esse padrão permitiu que os cientistas verificassem se a matéria ao redor do buraco negro estava sendo observada de frente - olhando de frente para o anel - ou estava sendo observada lateralmente - olhando para o lado do anel, sem ver o seu centro vazio.

Comparando a proporção entre raios X e luz infravermelha vindos de cada uma das regiões foi possível descobrir indiretamente como o material se distribui ao redor do buraco negro. Conhecendo a matéria ao seu redor, foi fácil descobrir o seu formato.

Buracos negros gigantes

Os astrofísicos estudaram 245 centros ativos de galáxias contendo buracos negros entre 1 milhão e 100 milhões de vezes a massa do Sol.

Depois de dividir os buracos negros entre aqueles que são observados diretamente e aqueles que são observados lateralmente, os cientistas descobriram que 90% dos núcleos galácticos ativos têm a mesma proporção entre raios X e luz infravermelha.

"Agora sabemos que todos eles se parecem com elos redondos de corrente (donuts), e do mesmo tipo de elo também," disse McKernan.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Corpos Celestes
  • Universo e Cosmologia
  • Radiação Eletromagnética
  • Telescópios

Mais tópicos