Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Disco histórico toca novamante a partir de uma fotografia

Redação do Site Inovação Tecnológica - 12/07/2012

Foto de disco histórico desaparecido permite descobrir seu conteúdo
A imagem, registrada em uma revista alemã impressa em 1890, tem resolução suficiente para identificar quase completamente as ondulações dos sulcos, que representam as ondas sonoras registradas no disco.
[Imagem: Indiana U.]

Imagens que falam

Por mais modernas que nos pareçam, as tecnologias sempre envelhecem.

Sensação quando foi inventada, no fim do século 19, tudo o que resta de uma das primeiras gravações de som feita pelo homem é uma fotografia.

O disco guarda a voz abafada de Emile Berliner, o pai do gramofone (ou fonógrafo), recitando a poesia "A Luva", de Friedrich Schiller.

Mas se tudo o que resta do disco é uma fotografia, como é que sabemos o que há nele?

É que o envelhecimento de uma tecnologia pressupõe o surgimento de uma nova tecnologia, mais moderna.

E Patrick Feaster e seus colegas da Universidade de Indiana, nos Estados Unidos, usaram todas as técnicas ao seu alcance para decodificar o som registrado no disco usando apenas sua fotografia.

Digitalização

Feaster digitalizou a imagem e processou o arquivo para "desenrolar" os sulcos do disco.

A surpresa foi que a imagem, registrada em uma revista alemã impressa em 1890, tinha resolução suficiente para identificar quase completamente as ondulações dos sulcos, que representam as ondas sonoras registradas no disco.

O pesquisador então criou um arquivo linear, que lembra um pouco um clip de áudio moderno, e utilizou um programa especialmente desenvolvido para ler as ranhuras do disco e transformá-las em sons.

Embora não tenha conseguido datar precisamente a gravação, Feaster ainda assim acredita que se trata de um dos primeiros experimentos com o gramofone, uma inovação que viria maravilhar toda uma geração.

"Há 25 bibliotecas no mundo que têm esse exemplar [da revista Über Land und Meer], o que o torna extremamente raro. Mas nós fizemos o que nenhuma delas consegue fazer: tocamos o disco novamente," comemorou ele.

Recentemente, outra equipe reconstruiu as primeiras gravações de som da história, mas a partir de disco reais, guardados no Museu Smithsoniano.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Software e Programação
  • Inteligência Artificial
  • Armazenamento de Dados
  • Equipamentos Eletrônicos

Mais tópicos