Espaço

Redação do Site Inovação Tecnológica - 01/02/2024

Fronteira entre reinos clássico e quântico poderá ser encontrada no escuro
Uma esfera de vidro com dimensão em nanoescala evoluindo em um potencial criado por meio de forças eletrostáticas ou magnéticas entra em um estado de superposição quântica macroscópica.
[Imagem: Helene Hainzer]

Onde a física clássica vira quântica

A localização da fronteira entre o quântico e o clássico é um dos temas mais pesquisados da física - quanto mais massivo um objeto, mais localizado ele se torna quando se tenta torná-lo quântico através do resfriamento de seu movimento até o zero absoluto.

Embora alguns experimentos pareçam demonstrar que não há fronteira entre o mundo quântico e o mundo clássico, o assunto ainda é controverso e sujeito a muitas interepretações.

Uma equipe da Universidade de Innsbruck, na Áustria, está agora propondo um outro experimento para tentar clarear a questão.

O experimento começa com uma nanopartícula levitada por um laser e resfriada até o seu estado fundamental, que é então posta para "evoluir" em um potencial não óptico ("escuro") criado por forças eletrostáticas ou magnéticas. A expectativa é que essa evolução no potencial escuro gere de forma rápida e confiável um estado de superposição quântica macroscópica.

A superposição é uma das marcas registradas da mecânica quântica, afirmando que um sistema físico existe em todos os estados teoricamente possíveis simultaneamente até que ele seja medido e então "colapse" em um deles - o exemplo mais conhecido é o famoso gato de Schrodinger. Demonstrado à exaustão em partículas, o fenômeno parece deixar de funcionar conforme os sistemas envolvidos saem da dimensão das moléculas.

O objetivo do novo experimento agora proposto está justamente na ampliação da dimensão do objeto mantido em superposição de vários estados, permitindo observar o comportamento quântico em objetos com dimensões tipicamente clássicas.

Fronteira entre reinos clássico e quântico poderá ser encontrada no escuro
O recorde da superposição quântica, em termos de dimensão, foi batido com um "cristal-gato".
[Imagem: ETH Zurich]

Evolução do quântico ao clássico

A luz laser pode resfriar uma esfera de vidro de tamanho nanométrico até seu estado fundamental de movimento. Deixadas sozinhas, bombardeadas por moléculas do ar e espalhando a luz que recebem, essas esferas de vidro aquecem rapidamente e deixam o regime quântico, passando ao reino da física clássica.

Para evitar isso, os pesquisadores propõem deixar a esfera evoluir no escuro, com a luz desligada, guiada apenas por forças eletrostáticas ou magnéticas não uniformes. Essa evolução não só é rápida o suficiente para evitar o aquecimento pelo choque com moléculas da atmosfera, como também elimina a localização extrema e imprime características quânticas inequívocas.

Marc Roda-Llordes e seus colegas acreditam que essa configuração atende a todos os requisitos para testar a fronteira quântica, incluindo a necessidade de rodadas experimentais rápidas, um uso mínimo de luz laser para evitar a decoerência e a capacidade de repetir rapidamente rodadas experimentais com a mesma partícula. Estas considerações são cruciais para mitigar o impacto do ruído de baixa frequência e outros erros sistemáticos.

"Acreditamos que, embora o experimento quântico definitivo seja inevitavelmente desafiador, ele deverá ser viável, já que atende a todos os critérios necessários para preparar esses estados macroscópicos de superposição quântica," disse o professor Oriol Romero-Isart, membro da equipe.

Artigo: Macroscopic Quantum Superpositions via Dynamics in a Wide Double-Well Potential