Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Por que a Lua precisa do seu próprio fuso horário?

Com informações da BBC - 20/03/2023

Por que a Lua precisa do seu próprio fuso horário?
É preciso pensar na praticidade para os astronautas trabalhando na superfície lunar.
[Imagem: PIRO/Pixabay]

Horário oficial da Lua

Que horas são na Lua? Hoje não há uma resposta única ou precisa para essa pergunta.

O tempo na órbita da Terra geralmente é o mesmo que na região correspondente do planeta, mas como diferentes países planejam viajar e trabalhar na superfície lunar nos próximos anos, há um debate sobre se não seria uma boa ideia ter um horário lunar oficial.

A Agência Espacial Europeia (ESA) argumenta que combinar um fuso horário para a Lua não apenas tornará mais fácil para diferentes agências espaciais de todo o mundo trabalharem juntas, mas também pode ajudar a ter orientação e navegação mais precisas na superfície lunar.

Normalmente, as missões de curta duração para a Lua usam antenas de rádio para tentar manter o equipamento sincronizado com o tempo na Terra, mas especialistas da ESA afirmam que esse método pode não ser adequado a longo prazo, conforme os humanos comecem a manter uma permanência maior no satélite natural da Terra.

A grande dúvida é se deveríamos seguir o fuso horário de um país aqui na Terra ou se deveríamos ter um horário específico para a Lua.

Sanar essa dúvida exigirá que as agências espaciais de todo o mundo se reunam para discutir o assunto e estabelecer qual deverá ser o horário lunar.

Medir o tempo na Lua

Na Terra, o tempo é dividido ao redor do globo em fusos horários usando linhas imaginárias chamadas meridianos. Eles vão do Pólo Norte ao Pólo Sul.

Uma dessas linhas imaginárias passa por Greenwich, em Londres, que estabelece o horário conhecido como GMT (Greenwich Mean Time).

Países que estão à leste do Reino Unido (como o Japão) estão à frente desse horário base e países que estão à oeste (como o Brasil) estão atrás, o que explica o sinal negativo no horário de Brasília, por exemplo (GMT -03:00).

A cronometragem do tempo na Lua pode ser complicada porque os relógios funcionam um pouco mais rápido na superfície lunar.

Bernhard Hufenbach, da ESA, cita outras dificuldades, como áreas da Lua onde um dia dura quase um mês terrestre e noites geladas que duram duas semanas (devido a diferença no tempo de rotação do astro).

E um dia de 24 horas em um relógio lunar tem 56 microssegundos a menos do que na Terra porque a Lua tem uma gravidade mais fraca do que a Terra. Pode parecer pouco, mas é uma diferença que vai se acumulando.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Exploração Espacial
  • Metrologia e Padronização
  • Corpos Celestes
  • Universo e Cosmologia

Mais tópicos