Destaques e Imagens

Galáxia Andrômeda vai para o Livro dos Recordes

Redação do Site Inovação Tecnológica - 03/11/2008

Galáxia Andrômeda vai para o Livro dos Recordes

[Imagem: Robert Gendler]

Mesmo sendo espetacular, a galáxia Andrômeda, mais conhecida pelos astrônomos como M31, não é a maior, nem a mais brilhante, nem a mais distante da Terra - na verdade, ela é a mais próxima de nós, a uma distância de 2,5 milhões de anos-luz. Então o que teria feito com que ela fosse parar no Guinness Book, o livro dos recordes?

O feito se deve a Robert Gendler, que capturou esta imagem que se tornou a fotografia de mais alta resolução já feita de uma galáxia espiral - 21.904 x 14.454 pixels - o que a levou para o livro dos recordes.

A versão original consome mais de um gigabyte de espaço em disco para ser armazenada. Aqui, obviamente, ela está muito reduzida e não é possível dar o zoom para ver detalhes das estrelas e outras galáxias que a gigantesca imagem original permite.

Ao contrário da maioria das galáxias, que estão se separando, Andrômeda e a nossa Via Láctea estão na verdade se aproximando uma da outra. Em alguns bilhões de anos as duas deverão se cruzar, arrancando estrelas e sistemas planetários umas das outras ou até mesmo colidir diretamente.