Plantão

Astrônomos fotografam rara galáxia em formato de anel

Redação do Site Inovação Tecnológica - 25/05/2020

Astrônomos fotografam rara galáxia em formato de anel
Este é um dos tipos de galáxia mais raros que se conhece.
[Imagem: James Josephides/Swinburne Astronomy Productions]

Anel de fogo cósmico

Astrônomos capturaram uma imagem de um tipo super-raro de galáxia, que eles descrevem como um "anel de fogo cósmico".

A galáxia, chamada R5519, que tem aproximadamente a massa da Via Láctea, é circular com um buraco no meio, mais ou menos como uma rosquinha.

Sua descoberta deve abalar as teorias sobre a formação inicial de estruturas galácticas e como elas evoluem. Ela está localizada a 11 bilhões de anos-luz da Terra. E, como pelas teorias atuais, distância equivale a tempo, isso significa que a imagem mostra como a galáxia era 11 bilhões de anos atrás, o que é pouco mais de 3 bilhões após o Big Bang, um período que os cientistas afirmam que poderia não ser suficiente para formar uma galáxia tão incomum.

"É um objeto muito curioso, que nunca vimos antes," disse o professor Tiantian Yuan, da colaboração internacional ASTRO 3D, sediada na Austrália. "Ela parece estranha e familiar ao mesmo tempo."

O buraco no centro da galáxia é realmente enorme, com um diâmetro dois bilhões de vezes maior que a distância entre a Terra e o Sol.

"A maior parte da atividade [da galáxia] está ocorrendo em seu anel - então é realmente um anel de fogo," justificou Yuan.

Os dados sugerem que se trata de um tipo conhecido como "galáxia em anel colisional", tornando-a a primeira vista no Universo tão jovem.

Existem dois tipos de galáxias em anel. As mais comuns são criadas por processos internos. As colisionais se formam - como o nome sugere - como resultado de imensas e violentas colisões entre galáxias. Nas imediações mais próximas de nós - o que os astrônomos chamam de "universo local" - elas são 1.000 vezes mais raras do que o tipo criado internamente.

Artigo: A giant galaxy in the young Universe with a massive ring