Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Conheça a curiosa galáxia Roda de Carruagem

Redação do Site Inovação Tecnológica - 05/08/2022

Veja a curiosa galáxia Roda de Carruagem
A galáxia lembra a roda raiada de uma carroça.
[Imagem: NASA/ESA/CSA/STScI]

Roda de carroça galáctica

O telescópio espacial James Webb capturou uma nova visão do aparente caos da Galáxia Roda de Carruagem, revelando novos detalhes sobre a formação de estrelas e o buraco negro central da galáxia.

O nome é uma referência às rodas raiadas das carruagens - ou charretes, carroças etc - uma vez que filetes de estrelas e poeiras dão esse aspecto à galáxia.

As poderosas câmeras infravermelhas do Webb, que permitem ver além da poeira que nubla as imagens em luz vísivel, capturou ainda duas galáxias companheiras menores, contra um pano de fundo de muitas outras galáxias.

Resultado de uma colisão

A Roda de Carruagem, localizada a cerca de 500 milhões de anos-luz de distância da Terra, na constelação do Escultor, é uma visão rara: Sua aparência de roda de carroça é o resultado de um evento intenso, uma colisão em alta velocidade entre uma grande galáxia espiral e uma galáxia menor, não visível nesta imagem.

Colisões causam uma cascata de eventos diferentes e menores entre as galáxias envolvidas. Neste caso, a colisão afetou principalmente a forma e a estrutura da galáxia.

A Roda de Carruagem ostenta dois anéis - um anel interno brilhante e um anel colorido circundante. Esses dois anéis se expandem para fora do centro da colisão, como ondulações formadas quando uma pedra cai em um lago.

Galáxia em anel

Por causa dessas características distintas, os astrônomos incluem a Roda de Carruagem na categoria de "galáxia em anel", uma estrutura menos comum do que as galáxias espirais, como a nossa Via Láctea.

O núcleo brilhante contém uma tremenda quantidade de poeira quente, sendo as áreas mais brilhantes o lar de gigantescos aglomerados de estrelas jovens. Por outro lado, o anel externo, que se expandiu por cerca de 440 milhões de anos, é dominado pela formação de estrelas e supernovas. À medida que este anel se expande, ele penetra no gás circundante e desencadeia a formação de estrelas.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Corpos Celestes
  • Telescópios
  • Universo e Cosmologia
  • Veículos

Mais tópicos