Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Meio ambiente

Gases pré-históricos dão novas informações sobre clima e oceanos

Redação do Site Inovação Tecnológica - 13/10/2008

Gases pré-históricos dão novas informações sobre clima e oceanos
Amostra de gelo coletada na Antártica, onde se podem ser as bolhas de ar pré-histórico aprisionadas quando o gelo se solidificou.
[Imagem: Oregon State University]

Os cientistas que estudam as mudanças climáticas têm total acesso à composição da atmosfera atual. Basta abrir um frasco no local que se quer estudar, coletar uma amostra e levá-la para o laboratório para análise.

Mas como comparar a composição e as alterações nos diversos gases que compõem a atmosfera ao longo das eras geológicas se os cientistas não possuem registros de como era a atmosfera no passado?

Tempo congelado

A resposta é que eles têm sim, acesso à atmosfera exatamente como ela era muito antes de existirem as primeiras estações meteorológicas e muito antes mesmo do surgimento do homem na Terra.

Amostras dessa atmosfera pré-histórica estão cuidadosamente arquivadas e lacradas no interior de amostras de gelo e rocha que se solidificaram ao longo das eras, guardando em seu interior minúsculas bolhas de ar - as chamadas inclusões fluidas.

Inclusões fluidas

As inclusões fluidas dão um testemunho preciso de como era o clima e a composição da atmosfera há milhões de anos atrás.

Agora, utilizando inclusões fluidas capturadas no gelo da Antártica, cientistas descobriram evidências de uma estreita correlação entre a temperatura, os níveis de dióxido de carbono e as correntes oceânicas.

Jinho Ahn e Edward Brook, da Universidade do Oregon, nos Estados Unidos, estudaram as amostras de ar contidas nas inclusões fluidas de 390 amostras de gelo coletadas na Antártica, com idades entre 20.000 e 90.000 anos.

Em um ambiente rigorosamente controlado, os cientistas moem as amostras de gelo para que os gases das bolhas incrustadas sejam liberados e possam ser estudados, medindo o percentual de dióxido de carbono que cada uma contém.

Correlação

Os cientistas então compararam os níveis de dióxido de carbono encontrados com dados climáticos da Antártica e da Groenlândia nos períodos equivalentes, bem como com sedimentos oceânicos que permitem saber a velocidade que as correntes oceânicas apresentavam.

Eles descobriram que as elevações nos níveis de dióxido de carbono estavam relacionadas com os aumentos posteriores na temperatura da Terra, assim como com a redução na circulação das correntes oceânicos no Atlântico Norte. Os dados também sugerem que os níveis de dióxido de carbono se elevaram com o enfraquecimento da mistura de águas com o Atlântico Sul.

Os pesquisadores esperam que o estudo das inclusões fluidas de amostras de gelo mais antigas que serão coletadas na Antártica permitam que seus estudos possam ser refeitos com maior resolução temporal e dêem mais detalhes sobre os intervalos temporais entre as alterações dos níveis de dióxido de carbono e a temperatura.

Bibliografia:

Artigo: Atmospheric CO2 and Climate on Millennial Time Scales During the Last Glacial Period
Autores: Jinho Ahn, Edward J. Brook
Revista: Science
Data: 3 October 2008
Vol.: 22, Issue 5898, pp 83-85
DOI: 10.1126/science.1160832
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Monitoramento Ambiental
  • Impactos sobre o Meio Ambiente
  • Sensores
  • Biochips

Mais tópicos