Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Nanotecnologia

Gotas de óleo autopropelidas usam motor químico e combustível líquido

Redação do Site Inovação Tecnológica - 07/05/2009

Gotas de óleo autopropelidas usam motor químico e combustível líquido
As gotas de óleo autopropelidas têm um motor químico e movimentam-se de forma controlada usando um combustível líquido.
[Imagem: ACS]

Cientistas japoneses criaram gotas de óleo autopropelidas alimentadas por um combustível químico, um passo importante rumo ao objetivo de dar às células artificiais os mecanismos típicos de um microorganismo de verdade.

As gotas de óleo autopropelidas serão utilizadas como um modelo na pesquisa para a construção de células artificiais. A capacidade de locomoção era o elemento que faltava para literalmente dar um impulso nas pesquisas dessa área.

Motores químicos e combustível líquido

Os pesquisadores equiparam as gotas de óleo com "motores" químicos que colocam as gotas em movimento quando elas entram em contato com o combustível líquido adequado.

Na verdade, o motor químico é um catalisador altamente reativo. O combustível pode ser qualquer substância que reaja na presença desse catalisador.

Quando as gotas são postas numa solução de água contendo o combustível adequado, as gotas de óleo movimentam-se de forma controlada em direção à área com maior concentração de combustível.

Há anos vários grupos de cientistas tentam desenvolver um método para movimentar gotas de óleo de um lugar a outro de forma controlada. Apesar de várias tentativas e inúmeras abordagens utilizadas, somente o enfoque agora adotado pela equipe dos Drs. Tadashi Sugawara e Taro Toyota conseguiu resolveu o problema.

Movimento comunicativo

Quando uma gota de óleo autopropelida se aproxima de outra já em movimento ela é como que aprisionada no rastro de resíduos deixados pela outra e começa a movimentar-se de forma dependente dela.

Segundo os pesquisadores, isto garante um movimento de forma "comunicativa", em que o movimento de uma das gotas influencia o movimento da outra. O mecanismo poderá ser utilizado para estudar a interação das diversas células artificiais.

Eles acrescentam que a sua técnica deverá ser responsável por um novo impulso nas pesquisas com células artificiais, que agora poderão ser facilmente dotadas de sistemas próprios de locomoção.

Bibliografia:

Artigo: Self-Propelled Oil Droplets Consuming "Fuel" Surfactant
Autores: Taro Toyota, Naoto Maru, Martin M. Hanczyc, Takashi Ikegami, Tadashi Sugawara
Revista: Journal of the American Chemical Society
Vol.: 131 (14), pp 5012-5013
DOI: 10.1021/ja806689p
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Nanomáquinas
  • Músculos Artificiais
  • Motores
  • MEMS

Mais tópicos