Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Energia

Híbrido de célula solar e bateria gera e armazena eletricidade

Redação do Site Inovação Tecnológica - 29/03/2022

Híbrido de célula solar e bateria gera e armazena eletricidade
Esquema do dispositivo que integra célula solar e bateria, graças a um novo fenômeno, batizado de "fotocondutividade recarregável".
[Imagem: Yucheng Jiang et al. - 10.1103/PhysRevLett.127.217401]

Célula solar integrada a bateria

Um sistema fotoelétrico que converte a luz solar em eletricidade e, em seguida, armazena essa eletricidade como uma bateria, pode resolver o problema da intermitência da energia solar, sobretudo do suprimento noturno de eletricidade.

Esta realização inédita - é a primeira vez que se consegue integrar células solares e baterias em um único dispositivo - foi alcançada por Yucheng Jiang e colegas das universidades Suzhou (China) e Nacional de Cingapura.

Fabricado de camadas de um semicondutor monoatômico (2D) e um condutor transparente, unidos por fracas interações de van der Waals, o novo dispositivo converte 93,8% dos fótons incidentes em corrente elétrica - muito mais do que os 50% típicos dos chamados dispositivos fotoelétricos de "alto desempenho".

O melhor de tudo é que ele consegue armazenar a carga gerada por até uma semana, tornando-o adequado para aplicações em geração de energia, em fotodetectores e até em memórias baseadas em luz.

Heterojunções

Heterojunções (junções de diferentes materiais) unidas por forças de van der Waals já são bastante comuns nas células solares e nos fotodetectores. Tipicamente feitas de junções p-n, elas absorvem fótons e criam pares de elétrons-lacunas, que então devem ser separados. O problema é que esses portadores de carga se recombinam rapidamente, apresentando uma vida útil muito curta e, portanto, limitando a eficiência quântica externa do dispositivo.

Jiang resolveu este problema aprisionando as portadoras de cargas positivas (lacunas) e negativas (elétrons) em defeitos nos cristais, antes que elas tenham tempo de se recombinar. Para isso ele usou uma heterojunção feita de seleneto de tungstênio (WSe2) e óxido de titânio estrôncio, ou STO, como é comumente conhecido.

Em condições de laboratório, a célula-bateria guardou suas cargas por até sete dias. A equipe conseguiu extrair até 2,9 mA quando a célula-bateria era ligada a um circuito.

Fotocondutividade recarregável

A equipe chamou o efeito de "fotocondutividade recarregável", e afirma que ele é muito diferente de tudo o que já havia sido relatado na literatura envolvendo fenômenos fotoelétricos: O efeito parece surgir devido a um tratamento especial que produziu um "gás de elétrons" quase bidimensional na superfície do STO, no qual os elétrons podem se mover livre e independentemente.

Na ilustração acima, esse gás de elétrons quase bidimensional aparece identificado como Q2DEG, abreviação do termo em inglês quasi-2D electron gas.

Quanto ao armazenamento, as cargas elétricas ficam em uma região conhecida como "espaço-carga" do seleneto de tungstênio. As cargas positivas induzidas pela luz podem se acumular e ser retidas até que uma tensão suficientemente elevada, aplicada externamente, as atraia para um circuito. Durante este processo, os pares elétron-lacuna se recombinam e o dispositivo retorna ao estado isolante. Ele pode então ser recarregado, bastando colocá-lo sob a luz.

O próximo passo é tentar reproduzir o efeito em temperaturas mais próximas da temperatura ambiente - por enquanto, tudo acontece em temperaturas criogênicas.

Bibliografia:

Artigo: Coexistence of Photoelectric Conversion and Storage in van der Waals Heterojunctions
Autores: Yucheng Jiang, Anpeng He, Run Zhao, Yu Chen, Guozhen Liu, Hao Lu, Jinlei Zhang, Qing Zhang, Zhuo Wang, Chen Zhao, Mingshen Long, Weida Hu, Lin Wang, Yaping Qi, Ju Gao, Quanying Wu, Xiaotian Ge, Jiqiang Ning, Andrew T. S. Wee, Cheng-Wei Qiu
Revista: Physical Review Letters
Vol.: 127, 217401
DOI: 10.1103/PhysRevLett.127.217401
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Energia Solar
  • Baterias
  • Fontes Alternativas de Energia
  • Grafeno

Mais tópicos