Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Espaço

Hubble volta a funcionar e NASA adia missão de reparos

Redação do Site Inovação Tecnológica - 31/10/2008

Hubble volta a funcionar e NASA adia missão de reparos

[Imagem: NASA]

O Telescópio Espacial Hubble voltou a funcionar ontem e já deu um show em sua reestréia, fotografando duas galáxias que formam um 10 quase perfeito. Nota 10 para um dos mais eficientes e famosos equipamentos científicos já construídos pelo homem.

Galáxia 10

A foto é de um par de galáxias conhecido como ARP 147, um conjunto intrigante de corpos celestes que interagem gravitacionalmente mas que não estão ainda em processo de fusão. O alinhamento das duas forma um 10 praticamente perfeito.

O Hubble disparou um alarme de dano sério no dia 27 Setembro, às vésperas da missão do ônibus espacial Atlantis que deveria consertá-lo e prolongar sua vida útil (veja Nova falha no Hubble adia missão de reparos do telescópio espacial).

De volta à vida

Depois de várias tentativas, os engenheiros conseguiram ativar o seu sistema de backup, um conjunto de computadores que é uma duplicata exata do seu sistema principal. Esse sistema de reserva nunca havia sido ligado desde o lançamento do Hubble, em 1990.

Esta é a primeira foto tirada pelo telescópio espacial já funcionando com seu sistema de reserva.

Missão de reparos adiada

Devido ao novo problema, foi constatado que outras peças precisarão ser trocadas, além das já previstas para a missão do Atlantis, inclusive todo o sistema principal de computadores. Por isso, a NASA decidiu adiar indefinidamente a missão de reparos do Hubble.

Segundo nota distribuída pela agência espacial, os novos sistemas a serem substituídos deverão ficar prontos até Abril de 2009. Depois disso será necessário treinar os astronautas para sua substituição e refazer todo o planejamento da missão. Só então será agendada uma nova data para o conserto do Hubble.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Telescópios
  • Universo e Cosmologia
  • Corpos Celestes
  • Exploração Espacial

Mais tópicos