Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Meio ambiente

Satélite vai medir gelos polares e altura das árvores

Redação do Site Inovação Tecnológica - 06/09/2018

ICESat-2 vai medir gelos polares, nível dos oceanos e altura das árvores
O satélite ICESat-2 usará lasers para medir a superfície da Terra - do gelo dos pólos à altura das árvores nas florestas.
[Imagem: NASA]

ICESat-2

A NASA quer aprofundar os estudos sobre mecanismos que reduzam as incertezas dos prognósticos sobre o futuro aumento do nível do mar e ajudem a compreender as mudanças climáticas.

Para isso, a agência lançará ao espaço um satélite para medir em detalhes as mudanças da massa polar da Terra.

Com lançamento previsto para o próximo dia 15 de Setembro, o ICESat-2 (Satélite de Elevação de Terra e Gelo da NASA 2) medirá a mudança média anual de elevação do gelo terrestre que cobre a Groenlândia e a Antártida, capturando 60 mil medições por segundo usando uma tecnologia a laser.

A expectativa é que o ICESat-2 amplie e aperfeiçoe estudos anteriores que monitoraram a mudança nos movimentos dos picos polares, como a primeira missão ICESat, lançada em 2003, e a Operação IceBridge, de 2009, que analisou a taxa de variação e aceleração dos gelos polares.

Nos últimos anos, as contribuições do derretimento das camadas de gelo da Groenlândia e da Antártica parecem ter aumentado o nível do mar global em mais de um milímetro por ano. O ICESat-2 deverá diminuir a incerteza sobre esse número e ajudar a responder se esta taxa está aumentando.

Gelo e florestas

O ICESat-2 também fará medições para verificação da altura do gelo marinho existente acima da superfície do mar, observando a espessura e o volume.

Além dos pólos, o ICESat-2 medirá a altura das superfícies oceânicas e terrestres, incluindo as florestas. Um instrumento associado ao ICESat-2 medirá o topo das árvores, na tentativa de colaborar com as pesquisas sobre a quantidade de carbono armazenada nas florestas.

Os pesquisadores também analisarão os dados coletados sobre a altura da copa das árvores, sua densidade e estrutura, no esforço de realizar previsões sobre incêndios florestais.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Satélites Artificiais
  • Monitoramento Ambiental
  • Sensores
  • Impactos sobre o Meio Ambiente

Mais tópicos