Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Imagens de alta resolução mostram incrível praia de Plutão

Redação do Site Inovação Tecnológica - 05/12/2015

Plutão: Chegam imagens de mais alta resolução
Esta seria a "praia" da região conhecida como Planície Sputnik - o coração de Plutão.
[Imagem: NASA/JHUAPL/SwRI]

Mar e praia de gelo

A sonda espacial New Horizons, da NASA, enviou um conjunto das imagens mais nítidas obtidas de Plutão durante o seu sobrevoo do planeta anão em julho deste ano.

Estas imagens foram feitas na melhor qualidade possível de se obter com os instrumentos da sonda, o que significa que serão as melhores imagens de Plutão que os seres humanos verão por décadas - até que outra sonda espacial seja enviada para lá.

A imagem mais impressionante mostra o que parece ser uma "praia", onde o mar seria a região do coração de Plutão e a "terra" seria uma cadeia montanhosa.

Os especialistas acreditam que a região do coração seja formada por planícies de nitrogênio congelado, enquanto as montanhas, algumas com vários quilômetros de altitude, poderiam ser montanhas de gelo que estariam "flutuando" como gigantescos icebergues sobre o "mar de nitrogênio" congelado.

Geologia de Plutão

Plutão: Chegam imagens de mais alta resolução
Estas imagens em alta resolução das crateras de impacto ajudarão os geólogos a datar melhor a superfície de Plutão e obter informações sobre eventuais atividades geológicas recentes.
[Imagem: NASA/JHUAPL/SwRI]

Esta três imagens foram obtidas cerca de 15 minutos antes do momento de maior aproximação da sonda New Horizons da superfície de Plutão, o que lhes dá uma resolução de 80 metros por pixel.

Outras imagens capturadas nesse período continuam sendo enviadas para a Terra, podendo haver novas surpresas nos próximos dias.

Imagens anteriores, de menor resolução, indicam que Plutão pode ter um ciclo hidrológico, o que incluiria vulcões de gelo.

Plutão: Chegam imagens de mais alta resolução
Esta imagem mostra detalhes da erosão ocorrendo em uma região conhecida como Badlands - terras ruins, em tradução livre -, uma nomenclatura da geologia para regiões áridas fortemente erodidas.
[Imagem: NASA/JHUAPL/SwRI]
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Corpos Celestes
  • Sondas Espaciais
  • Telescópios
  • Exploração Espacial

Mais tópicos