Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Robótica

Jogos online gratuitos transformam você em professor de robôs

Redação do Site Inovação Tecnológica - 17/09/2013

Jogos online gratuitos transformam você em professor de robôs
Aaron Becker construiu robôs de baixo custo, que adotarão as táticas usadas pelos jogadores voluntários para fazer tarefas - como formar um R.
[Imagem: Jeff Fitlow/Rice University]

Robótica de enxame

Divertir-se com jogos online gratuitos, ao mesmo tempo em que ajuda os cientistas no desenvolvimento da robótica de enxame.

Esta é a mais nova proposta de ciência-cidadã, lançada por pesquisadores da Universidade Rice, nos Estados Unidos.

"O que aprendermos nos jogos e em nossos experimentos de laboratório será aplicado diretamente em desafios do mundo real," garante Aaron Becker, membro da equipe.

"Por exemplo, se um médico tem uma multidão de vários milhares de robôs microscópicos, cada um carregando uma pequena carga de drogas anticâncer, será possível fazer todos eles convergirem para o tumor usando sinais magnéticos de um aparelho de ressonância magnética?", ilustra ele.

A chamada robótica de enxame pretende fazer justamente isso, coordenar grandes grupos de robôs pequenos e simples para que, juntos, eles possam fazer tarefas significativas.

O grande desafio é ensinar os robôs a se comportarem como enxames coordenados, como se vê na natureza com abelhas e formigas, por exemplo.

Por isso os pesquisadores tiveram a ideia de criar games online onde os voluntários possam ensinar aos robôs como se comportar em grupo.

Professor de robô

Enquanto se divertem, os jogadores usam comandos simples para mover grupos de robôs através de labirintos e em torno de obstáculos.

Em um dos jogos, por exemplo, o objetivo é empurrar um objeto maior do que os robôs individuais para um determinado local. Noutro, o objetivo é mover o grupo de robôs para um alvo ou fazê-lo assumir uma forma específica.

A cada partida, o site coleta informações sobre como a tarefa foi completada.

Becker afirma que os dados serão utilizados no desenvolvimento de novos algoritmos de controle para os enxames de robôs.

"Os dados destes jogos vão nos ajudar a entender melhor como usar sistemas multi-robôs com grandes populações para coordenar a realização de tarefas complexas," completa outro membro da equipe, James McLurkin, que começou sua carreira com um prêmio de US$30.000 por ter criado um robô-formiga autônomo.

Os jogadores que quiserem se divertir e participar do projeto podem acessar os jogos no endereço www.swarmcontrol.net.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Robôs
  • Inteligência Artificial
  • Software e Programação
  • Robôs Assistentes

Mais tópicos