Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Laboratório de iniciação científica permitirá experimentos de ensino

Thiago Romero - Agência Fapesp - 30/06/2009


Foi inaugurado ontem, em Campinas (SP), o Laboratório Interativo de Ciências Prof. Dr. Hilário Fracalanza (Labi).

O objetivo do laboratório é promover a aprendizagem de professores e alunos por meio do levantamento de hipóteses e desenvolvimento da autonomia e da motivação para a pesquisa, além de proporcionar oportunidades para que os indivíduos interajam com os fenômenos naturais e conhecimentos científicos abordados em sala de aula.

Além do ensino livresco

"O laboratório, criado para promover a iniciação científica de alunos com até 14 anos, vai além do ensino livresco ministrado em sala de aula e terá foco em atividades experimentais para a construção de hipóteses sobre os conteúdos ministrados", disse Pedro Ganzeli, professor da Faculdade de Educação da Unicamp e coordenador do Labi.

O laboratório pretende ainda favorecer a integração entre o trabalho desenvolvido na escola pelos professores da área de ciências e os de outras disciplinas.

"O Labi se caracteriza como uma grande inovação curricular por conta de não se limitar apenas aos livros didáticos e promover a interdisciplinaridade no ensino fundamental. Além do ensino de ciências, ele se propõe a envolver o ensino de áreas como matemática, português e artes", explicou Ganzeli.

Uma nova escola

O projeto de pesquisa que deu origem à iniciativa, intitulado Trabalho Integrado na Escola Pública: Participação Político-Pedagógica, busca romper com a lógica de organização do espaço escolar tradicional, baseada majoritariamente pelas decisões dos gestores da educação.

O objetivo é construir novas formas de conceber a prática político-pedagógica da estrutura escolar, transformando as relações de trabalho no âmbito interno da escola pública e também entre a instituição de ensino e os órgãos centrais da rede municipal que controlam todo o processo escolar.

Entre os resultados já alcançados estão a implementação de uma nova sistemática de planejamento participativo, uma nova estrutura de eleição dos representantes do conselho da escola, a elaboração participativa do regimento interno da instituição, a criação dos planos de ensino com estrutura comum e a elaboração do projeto político-pedagógico de forma integrada.

O novo espaço de ensino e aprendizagem é uma parceria da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) com a Secretaria Municipal de Educação de Campinas e está montado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof. Vicente Rao, localizada no Parque Industrial, que serviu de base para a realização do projeto.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Sites de Pesquisa
  • Políticas de Ciência e Tecnologia
  • Software Livre
  • Microscópios

Mais tópicos